Políticas Públicas de Conciliação Família-Trabalho

a adoção de uma perspectiva feminista na mobilização do Judiciário pelo acesso a creches

Autores

Palavras-chave:

Igualdade de gênero, Conciliação família-trabalho, Mobilização do Direito.

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2024/77983

O fenômeno da mobilização social do Direito é caracterizado pela busca de diversos grupos sociais pelo Poder Judiciário a fim de concretizar direitos ameaçados ou extintos por outros poderes. Em decisão recente do Supremo Tribunal Federal, enquadrada em tal fenômeno, os direitos da mulher ao trabalho e à família foram destacados quando o órgão determinou o dever imediato dos entes municipais de oferecerem vagas em creches e pré-escolas públicas diante da omissão estatal destes, no julgamento do Recurso Especial 1008166. As políticas públicas de educação infantil desempenham importante papel na desestruturação da jornada múltipla de trabalho das mulheres, um problema relacionado à divisão sexual do trabalho e à desigualdade de gênero. Tendo em vista a pertinência de tal tema, este artigo buscou explorar essa relação através de uma pesquisa documental e teórica, com enfoque dedutivo. Também se buscou aprofundar as questões levantadas no julgamento mencionado ligadas à discriminação de gênero, alcançando conclusões que ressaltam a essencialidade do Direito nas lutas feministas por reconhecimento social e jurídico.

Palavras-chave: Igualdade de gênero; Conciliação família-trabalho; Mobilização do Direito

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Maria Valente Capato, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduanda em Direito pela Faculdade de Ciência Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Agnaldo de Sousa Barbosa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Livre-Docente em Sociologia pela UNESP. Atualmente é Professor Associado III (MS5-3) do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Câmpus de Franca, instituição na qual ingressou em setembro de 2009. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, do qual foi coordenador de out/2013 a jul/2021, e também do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Foi pesquisador visitante do Centro de Estudos Sociais-CES da Universidade de Coimbra em 2018/2019, com bolsa BEP/FAPESP. Desde junho de 2014 coordena o DeMuS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito e Mudança Social. Em pesquisa possui atuação multidisciplinar, orientando trabalhos de diversas áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, da iniciação científica ao pós-doutorado. Em suas publicações destacam-se temas pertinentes à Sociologia do Direito, Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Política e Políticas Públicas. Entre 2005 e 2007 foi bolsista do Programa Jovem Pesquisador da FAPESP, agência de fomento da qual também é assessor ad-hoc.

Downloads

Publicado

2024-07-20

Como Citar

Capato, I. M. V., & Barbosa, A. de S. (2024). Políticas Públicas de Conciliação Família-Trabalho: a adoção de uma perspectiva feminista na mobilização do Judiciário pelo acesso a creches. Revista Direito E Práxis, 15(4), 1–28. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/77983

Edição

Seção

Artigos inéditos