Ideologia de gênero e a “defesa da língua portuguesa”

uma análise feminista sobre a supressão do debate acerca da linguagem neutra em Santa Catarina

Autores

Palavras-chave:

Direito e política, Ideologia de gênero, Estudos feministas, Linguagem neutra, Santa Catarina / Law and politics, Gender ideology, Feminist studies, Neutral language, Santa Catarina.

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/66145

As questões da linguagem neutra e da ideologia de gênero ganharam destaque no ano de 2021 em Santa Catarina a partir da publicação do decreto 1.329/2021 que, dentre outras questões, veda expressamente as instituições de ensino e bancas examinadoras de seleção de concursos públicos a utilização de novas formas de flexão de gênero, especialmente na linguagem escrita, uma vez que, segundo o decreto, o aumento no número de palavras da língua portuguesa é contrário às regras gramaticais consolidadas. Neste contexto, o presente artigo visa estudar, sob uma perspectiva feminista, o movimento de supressão do debate sobre flexão de gênero e a articulação de discursos como a “ideologia de gênero” e “defesa da língua portuguesa” em Santa Catarina, considerando as tensões produzidas no campo da política e do direito. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, sob método indutivo, com técnicas de pesquisa monográfica, teórica e documental, em que se pretende responder ao problema: de que forma se articularam posicionamentos de “ideologia de gênero” e “defesa da língua portuguesa” na aprovação do decreto que suprime o debate emSanta Catarina? A partir dessa análise, que não gira em torno da qualidade da linguagem neutra em si, conclui-se que a atuação política e institucional que enfrenta o debate sobre a linguagem neutra no estado não possui caráter democrático ao tolher o debate público sobre tema referente à educação e à cidadania.

Palavras-chave: Direito e política; Ideologia de gênero; Estudos feministas; Linguagem neutra; Santa Catarina

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Alice Fernandes Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda (PPGD/UFPR), mestra (PPGD/UFSC) e bolsista (CAPES).

Naína Ariana Souza Tumelero, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda (PPGICH/UFSC), mestra (PPGD/UFSC) e bolsista (CNPq).

Downloads

Publicado

2023-04-02

Como Citar

Gonçalves, J. A. F., & Tumelero, N. A. S. (2023). Ideologia de gênero e a “defesa da língua portuguesa” : uma análise feminista sobre a supressão do debate acerca da linguagem neutra em Santa Catarina. Revista Direito E Práxis, 15(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/66145

Edição

Seção

Artigos inéditos