“Direito e Práxis 15 anos: Perspectivas para o horizonte da crítica do direito” (v.15, n.3 de 2024)

2023-10-02

No dossiê comemorativo de 10 anos da revista, propusemos um balanço sobre as críticas ao direito. No 15º aniversário da DeP, gostaríamos de propor um olhar prospectivo. Queremos examinar as alternativas, o horizonte a ser construído, a partir das contribuições de pesquisas que se debruçam sobre o potencial do direito no enfrentamento dos problemas e desafios das crises social, econômica, política e climática atuais. Em tempos de crise, nos quais “o velho está morto e o novo ainda não pode nascer”, convidamos à reflexão sobre o papel do direito neste momento de conjuntura crítica: O que a pesquisa jurídica crítica nos permite “tornar visível”? Qual contribuição a pesquisa sócio-jurídica oferece para a construção de diagnósticos e cenários consistentes sobre os problemas sociais atuais? Quais os horizontes de mudança — para o nascimento do novo -, o conceito de “práxis”, vindo da filosofia crítica e materialista, pode oferecer para o pensamento jurídico? Quais são os pontos nodais das transformações a serem especialmente analisados pela pesquisa sócio-jurídica?

Serão especialmente bem-vindas propostas de artigos que dialoguem com a provocação geral do dossiê, e também aquelas que se proponham a refletir sobre os horizontes do direito analisando as seguintes dimensões:

  • Práxis jurídica como “horizonte utópico”;

Sugerimos, ademais, aos proponentes, analisar os trabalhos publicados na DeP nos últimos 15 anos para estabelecer um diálogo com os debates já travados na revista.

As propostas devem ser enviadas para [direitoepraxis15anos@gmail.com] no formato abaixo até o dia 15 de novembro de 2023. O cronograma de publicação do Dossiê se encontra ao final dessa chamada.

As propostas devem conter:

  • Nome, e-mail, ORCID, qualificação e vínculos institucionais dos autores.

Cronograma / Timetable:

1. Lançamento da chamada de trabalhos / Call for papers / Llamada de trabajos: final de setembro de 2023

2. Prazo para recebimento de resumos / Deadline for Abstracts / Plazo para el envío de los resúmenes: 15/11/2023

3. Retorno dos editores sobre aceite e comentários / Return of Editors / Retorno de los editores: 15/12/2023 [NOVO PRAZO: 22/12/23]

4. Recebimento de trabalhos completos / Deadline for Articles / Plazo para el envío de los trabajos completos: 17/03/2024

5. Retorno dos manuscritos aos autores após avaliação: 30/04/2024

6. Envio das versões finais revisadas pelos autores: 30/07/2024

7. Publicação: 1º de setembro 2024