Identidade, consumo e sociabilidade: implicações éticas

Autores

  • Rafael Ramos Gonçalves UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2009.9144

Palavras-chave:

Consumo, Subjetividade, Sociabilidade

Resumo

Durante o período da Modernidade intensificou-se o processo de falência das instituições responsáveis pela elaboração de narrativas que serviam de norte aos indivíduos. Este artigo atenta para as novas configurações decorrentes deste processo e tenta compreender, no contexto da sociedade do consumo, em que consiste a “identidade pós-tradicional” (SLATER). De fato, o ato de consumir é uma espécie de necessidade existencial, isto é, um caminho privilegiado para as negociações de identidade. Esta tendência favorece condutas narcísicas, nas quais o mundo privado é privilegiado em detrimento do público, sendo este tratado como espaço de realização dos próprios interesses. Uma das principais conseqüências disto é o afastamento da liberdade de sua dimensão política. O artigo oferece uma análise da formação deste cenário, indicando o modo como a lógica do consumo influencia a sociabilidade contemporânea, comprometendo o interesse pela dimensão pública da existência humana.

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Publicado

01-04-2009

Como Citar

Gonçalves, R. R. (2009). Identidade, consumo e sociabilidade: implicações éticas. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 9(1), 185–198. https://doi.org/10.12957/epp.2009.9144