"Sou Só Eu, Sozinha": O Que Dizem as Famílias de Adolescentes em Medida Socioeducativa?
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.83568Palavras-chave:
medida socioeducativa, família, cuidado, psicologiaResumo
A presente pesquisa objetivou compreender a inserção das famílias no processo de acompanhamento a adolescentes em medida de internação em um Centro Socioeducativo do Estado de Minas Gerais. Considerando que a família possui um papel central na política socioeducativa e a escassez de trabalhos com esse público, buscamos identificar suas principais necessidades, os possíveis afetos emergentes no cotidiano das visitas e os impasses encontrados na relação com o aparato do Estado. A partir de uma concepção participativa e dialógica, adotamos a observação participante e o diário de campo como recursos metodológicos. Como principais resultados encontramos a responsabilização majoritariamente feminina, associada a processos de culpabilização, em especial materna, no acompanhamento desses adolescentes. A presença de sentimentos de vergonha, humilhação e desconfiança eram constantes no contato da família com a política socioeducativa. Por fim, salientamos a importância do desenvolvimento de estratégias no âmbito das políticas públicas que possibilitem a efetiva participação da família no contexto das medidas socioeducativas, considerando suas singularidades e necessidades.
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