Relato de Experiência: Psicodrama, Educação e Cárcere - Encruzilhadas Emergentes
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.83530Palavras-chave:
teatro espontâneo, protagonismo, psicoterapia de grupo, sistema penitenciário, psicodramaResumo
Este artigo parte da descrição de um projeto nomeado "Teatro Terapêutico" realizado em uma unidade penitenciária de regime fechado, com o intuito de promover a interlocução do psicodrama, da psicologia social e da pedagogia do oprimido na atuação clínica. Durante as doze sessões de psicoterapia grupal realizadas com vinte e três participantes, foram utilizados recursos artísticos como poesia, desenho, dança e artes cênicas, especialmente na modalidade de teatro espontâneo, a fim de promover a formação de uma identidade grupal e facilitar a expressão dos envolvidos. Foi valorizada uma atuação horizontal e que considera o protagonismo do sujeito em seu próprio processo terapêutico e existencial. Apesar dos desafios enfrentados no contexto do cárcere, observaram-se alcances no alívio do sofrimento psíquico e no desenvolvimento psicossocial dos participantes. O texto tem como objetivo apresentar uma clínica grupal que viabilizou a participação ativa e coletiva dos integrantes do grupo, promoveu encontros entre as subjetividades e estimulou a reflexão crítica sobre questões sociais e raciais que atravessam o contexto do cárcere. Além disso, compreende o cuidado com a saúde mental como ato político na construção de novas trajetórias na esfera coletiva e individual.
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