Projeto "Conta, Manas": Relato de Experiência com Livros-Mulheres no Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.78842Palavras-chave:
universidade, comunidade, feminismo, gênero.Resumo
O projeto "Conta, Manas: Livros-Mulheres" se caracteriza como uma iniciativa que envolve o encontro de narrativas de mulheres da comunidade com as mulheres da universidade no formato de livros humanos, que contam histórias de vida transformadoras para os leitores. Por meio de uma metodologia que combina atividades de estágio e extensão, a iniciativa propôs a união de um campo epistemológico e político - os feminismos - na promoção de ações de equidade de gênero dentro da universidade. O impacto do projeto vai além das fronteiras da academia, visando fortalecer as vozes e o poder de mulheres tanto na comunidade quanto no âmbito acadêmico. A proposta representa um exemplo concreto de como a adesão de esforços entre a comunidade e a universidade pode gerar transformações sociais significativas. A iniciativa demonstra que o diálogo e a interação entre mulheres de diferentes contextos podem impulsionar o protagonismo feminino para o desenvolvimento de relações mais equitativas. Isso reforça a importância da equidade de gênero como um princípio importante para redução das relações desiguais de poder entre homens e mulheres.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.