Experimentação Natural, Formação de Professores e Democracia: Uma Experiência Realizada na Escola de Aperfeiçoamento (1945)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2024.76356

Palavras-chave:

personalidade, avaliação psicológica, educação, formação de professores, História da Psicologia

Resumo

O artigo é uma pesquisa em História da Psicologia que descreve como Helena Antipoff, professora da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, se apropriou do método da Experimentação Natural de Alexandre Lazurski como instrumento didático de formação de professoras, criando um exercício de educação democrática. A fonte selecionada evidencia a apropriação do método, permitindo discutir uma utilização diversa daquela realizada na URSS. A análise da fonte obedeceu às seguintes etapas: leitura e descrição da Experimentação Natural proposta por Antipoff; comparação com o método de Lazurski a fim de investigar possíveis apropriações e transformações; análise do uso do instrumento para fins de formação de professores e de criação de exercício de democracia. Entendeu-se apropriação a partir de Chartier: uma operação ativa caracterizada por maneiras específicas de internalizar um motivo intelectual, transformando-o e fazendo usos diversos desse material. Os dados obtidos dessa experiência evidenciam uso de conceitos como autojulgamento, heterojulgamento e egocentrismo e possibilitaram que Antipoff trabalhasse o tema da personalidade, evidenciasse a importância do método científico para avaliar diferenças individuais e propusesse a reflexão sobre o desenvolvimento do espírito democrático.

Downloads

Publicado

21-11-2024

Como Citar

Bravo, R. B., de Assis, R. M., & Campos, R. H. de F. (2024). Experimentação Natural, Formação de Professores e Democracia: Uma Experiência Realizada na Escola de Aperfeiçoamento (1945). Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 24. https://doi.org/10.12957/epp.2024.76356

Edição

Seção

Clio-Psyché