Experimentação Natural, Formação de Professores e Democracia: Uma Experiência Realizada na Escola de Aperfeiçoamento (1945)
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.76356Palavras-chave:
personalidade, avaliação psicológica, educação, formação de professores, História da PsicologiaResumo
O artigo é uma pesquisa em História da Psicologia que descreve como Helena Antipoff, professora da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, se apropriou do método da Experimentação Natural de Alexandre Lazurski como instrumento didático de formação de professoras, criando um exercício de educação democrática. A fonte selecionada evidencia a apropriação do método, permitindo discutir uma utilização diversa daquela realizada na URSS. A análise da fonte obedeceu às seguintes etapas: leitura e descrição da Experimentação Natural proposta por Antipoff; comparação com o método de Lazurski a fim de investigar possíveis apropriações e transformações; análise do uso do instrumento para fins de formação de professores e de criação de exercício de democracia. Entendeu-se apropriação a partir de Chartier: uma operação ativa caracterizada por maneiras específicas de internalizar um motivo intelectual, transformando-o e fazendo usos diversos desse material. Os dados obtidos dessa experiência evidenciam uso de conceitos como autojulgamento, heterojulgamento e egocentrismo e possibilitaram que Antipoff trabalhasse o tema da personalidade, evidenciasse a importância do método científico para avaliar diferenças individuais e propusesse a reflexão sobre o desenvolvimento do espírito democrático.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.