Regulação Emocional Infantil: Uma Revisão Integrativa da Literatura Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2025.73864Palavras-chave:
regulação emocional, autocontrole, autorregulação, controle emocionalResumo
A regulação emocional é uma importante ferramenta que auxilia na adaptação dos indivíduos aos seus contextos sociais. Com o objetivo de analisar estudos brasileiros atuais sobre regulação emocional infantil, foi realizada uma revisão integrativa da literatura dos últimos 10 anos. A busca foi realizada por meio do Portal de Periódicos CAPES, Scielo e LILACS, onde foi utilizado o termo "regulação emocional" e seus sinônimos propostos pela Biblioteca Virtual da Saúde. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, 20 artigos foram selecionados e analisados. Foi observado que, embora nos últimos anos a produção sobre o tema seja crescente, pesquisas cuja temática central são a regulação emocional infantil ainda são escassas. Notou-se também a multiplicidade de teorias e métodos empregados, embora abordagens cognitivas sejam mais utilizadas nesses estudos. Ademais, investigações quantitativas foram predominantes, apontando os esforços de pesquisadores brasileiros para produzir conhecimento pautado em amostras nacionais que considerem o contexto cultural.
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