Transição para o Ensino Superior: Uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.61266Palavras-chave:
transição para universidade, adaptação acadêmica, ensino superiorResumo
O objetivo deste estudo foi identificar as características de pesquisas empíricas que se centram no processo de transição do Ensino Médio para universidade. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura em bases de dados eletrônicas onde foram identificados 2.133 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi composta por 23 estudos que foram analisados por meio das categorias: conceito de transição à universidade, delineamento, objetivo do estudo, características dos participantes e principais resultados. Muitos dos artigos apenas descreveram as mudanças ou desafios enfrentados pelos estudantes, sem explicitar um modelo de transição. O delineamento mais utilizado foi o quantitativo e longitudinal, comparando as variáveis alvo ao longo do tempo. Na maioria dos estudos, os participantes foram jovens do primeiro ano da graduação, com idade, em média, entre 17 e 19 anos. De modo geral, identificou-se que há uma série de fatores individuais e contextuais que podem influenciar os estudantes em processo de transição, positivamente (bons hábitos de sono, suporte social e familiar) e negativamente (discriminação racial e baixos níveis de resiliência, entre outros). A escassez de estudos brasileiros denota a necessidade de desenvolver pesquisas com essa população, a fim de se viabilizar intervenções direcionadas a esses estudantes.
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