O pesquisador de fronteira e outras subjetivações: uma questão de método
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2015.20238Palavras-chave:
fronteira, teoria do ator-rede, terapias naturais, integrativas e complementares no SUSResumo
O objetivo geral deste artigo é cartografar caminhos e vicissitudes do pesquisador de fronteira, aquele que, encarnado na sua pesquisa, assume politicamente sua posição de buscar novos caminhos textuais para suas reflexões acerca da ciência e de suas práticas, incluindo a questão do método. Inspirada na Teoria do Ator-Rede, sigo pistas dos actantes envolvidos na entrada das terapias naturais, integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde – SUS brasileiro. Pergunto como é pesquisar na fronteira e reflito sobre as subjetivações produzidas no processo de pesquisar desse lugar inquietante.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.