Diálogos entre ações extensionistas na área de Português Língua Não Materna e os pilares da universidade

Autori

Parole chiave:

Pilares da Universidade, Português Língua Não Materna, NUPPLES/UERJ, Extensão

Abstract

Este artigo foi produzido a propósito da publicação do primeiro volume da Revista de Estudos de Português Língua Internacional (REPLI), uma revista do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A criação da REPLI acontece na ocasião em que se comemoram os dez anos do projeto e as mais de três décadas de ensino de português para estrangeiros no Instituto de Letras da UERJ. O texto apresenta as principais ações do NUPPLES e destaca o papel da Extensão na formação inicial em Letras. As ações extensionistas são entendidas como elo entre os pilares da universidade, incluindo a internacionalização. O artigo marca a importância da Extensão e da pesquisa e ensino de Português do Brasil no processo de internacionalização da universidade.

Biografia autore

Alexandre do Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Letras Dep. LIPO Setor PLNM

FORMAÇÃO: Graduação em Letras (Português - Alemão) pela UERJ (1996); Especialização em Psicopedagogia Diferencial:diferenças na aprendizagem pela PUC-Rio (1998); Mestrado em Letras (área de concentração: Linguística e Língua Portuguesa) pela PUC-Rio (2000); Doutorado em Linguística pela UNICAMP (2006) e Pós-Doutorado na área de Português como Segunda Língua pela PUC-Rio (2011); Curso de Especialização de Tradutores (Português e Inglês) - DBB (2018). Possui Certificação de Proficiência em LIBRAS (PROLIBRAS - Uso e Ensino/ Nível Superior), expedida pelo MEC. EXPERIÊNCIA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor do Dep. de Língua Portuguesa e Filologia (LIPO) do Instituto de Letras da UERJ e do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ; Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3142754199429369). Participou de Missão Brasileira em Luanda/Angola para o oferecimento de Curso em AEE/Surdez; atuou como professor convidado em disciplina de graduação na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS/Japão) ÁREAS DE ATUAÇÃO E DE INTERESSE: Português como Língua Estrangeira e Português como Segunda Língua, Letramento, Sociolinguística, Políticas Linguísticas e Educacionais, Sociopragmática, Bilinguismo e Surdez, Psicopedagogia Diferencial. OUTRAS INFORMAÇÕES: É membro da International Pragmatics Association e Presidente da Associação de Professores de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro (APLE-RJ), gestão 2019-2021.

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Pubblicato

2022-08-01

Come citare

Ribeiro, A. do A. (2022). Diálogos entre ações extensionistas na área de Português Língua Não Materna e os pilares da universidade. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 1(1), 4–19. Recuperato da https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/69343