Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; ou a contribuição passou por preprint e todas as informações necessárias foram informadas. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs e DOI para as referências foram informados quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Em fluxo contínuo, aceitamos para publicação artigos (originais ou em pré-print), relatos de experiência, resenhas e traduções.

Os trabalhos podem ser redigidos em português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão ou japonês e devem, necessariamente, atender às seguintes normas:

1. Envio da contribuição:

a) o trabalho deve ser remetido à Revista pelo/a seu/sua autor/a (ou por um/a dos/as autores/as) via sistema de submissão online a partir da página da REPLI (www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/repli);

b) o cadastro e login são necessários tanto para a submissão online quanto para o acompanhamento da submissão até sua aprovação. Se o/a autor/a ainda não tiver cadastro no sistema, será preciso criar um usuário e senha, clicando em "cadastro" no menu superior;

c) o arquivo do trabalho deve ser encaminhado em formato .doc, .docx ou .rtf (Word for Windows);

d) o texto não deverá conter NENHUMA identificação do/a(s) autor(es/as). Os trabalhos serão associados aos metadados preenchidos no momento da submissão e serão reconhecidos pelo sistema. Por esse motivo, é imprescindível atentar para a correção no preenchimento dessas informações no momento da submissão;

e) todos os campos dos metadados no sistema deverão ser preenchidos. No campo resumo da biografia, sugere-se texto de até 5 linhas. No campo URL, caso o autor não tenha uma URL própria, é possível também utilizar a URL do Currículo Lattes ou de algum outro currículo internacional;

f) ainda no tocante aos metadados, é obrigatório que o/a(s) autor/a(es/as) possuam ORCID, informando o número durante o cadastro. Para criar um ORCID, acesse https://orcid.org/register.

g) é responsabilidade dos/as autores/as a obtenção da permissão por escrito para uso de materiais (fotografias, imagens, tabelas, gráficos etc.) protegidos por lei de Direitos Autorais. Sendo o caso, os/as autores/as deverão enviar para a Revista, no momento da submissão do artigo, como material suplementar, documento que comprove a autorização. A aprovação final do texto dependerá da resolução desses trâmites;

h) o texto deverá vir revisado pelo/a autor/a, em conformidade com a nova ortografia da língua portuguesa expressa pelo Novo Acordo Ortográfico de 1990. A REPLI não será responsável por revisões textuais;

i) o /a autor/a deve verificar a conformidade da submissão às normas listadas abaixo. Submissões que não estiverem de acordo com as normas serão recusadas.

 

2. Partes e sequenciamento do texto:

a) título e resumo na língua na qual o artigo foi escrito e em uma língua estrangeira; os artigos devem conter resumo e título em português e em inglês, independentemente do idioma em que foram redigidos; o resumo não deve ultrapassar o máximo de 250 palavras;

b) título e resumo em língua portuguesa e em língua inglesa, se ainda não contemplados; 

c) palavras-chave (entre 3 e 5) seguem os resumos nas respectivas línguas. As palavras-chave devem ser, na medida do possível, as correntes na área, devendo ser ordenadas do geral para o específico. Pede-se que o/a autor/a procure contemplar expressões de, no máximo, duas palavras;

d) corpo do trabalho, contendo divisões internas numeradas a partir de 1, com exceção das resenhas e entrevistas; 

e) notas explicativas, restritas ao mínimo indispensável, usando­-se o recurso automático do Word para notas de rodapé, inseridas ao final das páginas;

f) referências bibliográficas conforme a norma da ABNT mais recente;

g) anexo(s) a critério do/a autor/a.

 

3. Formatação do Texto:

a) a extensão dos artigos, relatos de experiência e traduções deve ser de no mínimo 8 e no máximo 25 laudas (incluindo as referências bibliográficas); para resenhas, mínimo de 5 e máximo de 10 laudas.

b) formato papel A4; margens de 3.0 cm (esquerda, superior e inferior) e 2.0 cm (direita);

c) o corpo do artigo deve ser redigido em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5, alinhamento justificado, parágrafos com primeira linha de 1.25 cm;

d) as citações com mais de três linhas devem ter recuo à esquerda de 4.0 cm, fonte Times New Roman tamanho 11, entrelinha simples e constar em parágrafo próprio; aquelas com menos de 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, entre aspas: “...”;

e) As indicações bibliográficas devem ser introduzidas no corpo do texto ou no final da citação – não usar notas de rodapé. Para indicações textuais de obras do/a próprio/a autor/a, substituir pela expressão XXXXX, mantendo-se a impossibilidade de reconhecimento do texto por outros modos (título do texto ou local de publicação, por exemplo).

f) títulos de artigos, livros e obras de arte no corpo do texto devem aparecer em itálico, assim como expressões em língua estrangeira ou palavras que se desejem destacar;

g) tabelas, quadros e imagens (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir prontos para serem impressos e no espaço a eles destinados pelo/a autor/a. O formato dos arquivos de imagem deve ser JPEG ou TIF. Todos devem ser numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, identificados com título ou legenda e designados no texto. Pede-se aos/às autores/as que façam remissão às ilustrações pelo seu número, evitando-se expressões como “abaixo”, “acima” ou “a seguir”;

h) referências bibliográficas devem ser introduzidas ao final do texto; todas as referências citadas no corpo do texto devem necessariamente constar na lista final e vice-versa;

 

4. Indicação de referências:

REPLI utiliza como padrão de formatação das referências a versão 6023 da ABNT. Indicamos abaixo, como exemplo, as principais formatações das referências utilizadas:

 

a) Livro

 

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do Livro. Local de publicação: Editora, Ano de publicação (Ano da publicação original, quando necessário).

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética, a teoria do romance. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1998 (1978).

 

b) Capítulo de livro

SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. “Título do Capítulo”In: SOBRENOME, Nome do autor/editor do livro. Título do Livro. Local de publicação: Editora, Ano de publicação (Ano da publicação original, quando necessário). Número das páginas, precedidos de “p.”

HALL, Stuart. “The Question of Cultural Identity”. In: HALL, Stuart; HELD, David; McGREW, Tony (Ed.). Modernity and its Futures. Cambridge: Polity Press, 1992, p. 274-325.

 

c) Artigo publicado em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, cidade de publicação do periódico, volume, fascículo, paginação do artigo e ano de publicação.

EDMONDSON, Paul. Anne Brontë — Not the Least of Shakespeare's Sisters. Brontë Studies, Haworth, v. 36, n. 1, p. 64-74, 2013.

 

d) Texto retirado da internet:

SOBRENOME, Nome. Título do texto. Nome do Site. Ano da publicação. Disponível em: https://site.com. Acesso em: 10 jan. 2020.

TEMPLE, Emily. When Walt Whitman’s Poems Were Rejected For Being Too Timely. The Atlantic. 2018. Disponível em: https://lithub.com/when-walt-whitmans-poems-were-rejected-for-being-too-timely/. Acesso em: 22 jun. 2020.


Demais referências devem ser elaboradas considerando-se a NBR 6023 da ABNT, disponível na internet.

 

Obs.: Sempre que possível, DOI e links devem ser indicados.


A REPLI não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos (APICS).

Dossiê da edição

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento de leituras e citações do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre essa abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Systems (http://pkp.sfu.ca/about) e outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

A REPLI não utilizará os dados do(a)(s) autor(a)(es) para qualquer outra finalidade que não seja relacionada à publicação de seu artigo.