Políticas públicas: ensino de português do Brasil e formação de professores, rumo à Universidade da Educação do Uruguai
Parole chiave:
políticas públicas uruguaias, internacionalização do português, ensino e formação de professores, Universidade Nacional da EducaçãoAbstract
Neste artigo procuramos revisar, brevemente, a trajetória das políticas públicas das três últimas décadas a respeito do ensino de Português do Brasil e da respectiva formação docente na Administração Nacional de Educação Pública (ANEP) do Uruguai, a partir de documentos nacionais e internacionais e da constatação dos espaços institucionais existentes dentro do país. Igualmente, procuramos identificar e compreender a transição institucional da formação docente de português dentro do Conselho de Formação em Educação (CFE) rumo à Universidade Nacional de Educação (UNED). Neste sentido, propomos linhas de pesquisa e de extensão educacional para contribuir significativamente na cultura universitária da educação pública do Uruguai.
Riferimenti bibliografici
ADMINISTRACIÓN NACIONAL DE EDUCACIÓN PÚBLICA. Documentos de la Comisión de Políticas Lingüísticas en la Educación Pública. Montevideo: ANEP, 2008.
ADMINISTRACIÓN NACIONAL DE EDUCACIÓN PÚBLICA. Programa de Consejo de Educación Inicial y Primaria. Montevideo: ANEP, 2008.
BARRIOS, Graciela. El tratamiento de la diversidad lingüística en la educación uruguaya (2006-2008). In: Políticas linguísticas: espaços, questões e agendas, E. Sturza y M. T. Celada (orgs.). Santa Maria: Letras (UFSM), v.21, n.42 (enero/junio), 2011, p. 15-44.
BROVETTO, Claudia; GEYMONAT, Javier; BRIAN, Nicolas. Portugués del Uruguay y Educación Bilingüe. Montevideo: ANEP, 2007.
CASTRO, Ivo. As Políticas Linguísticas do Português Textos Seleccionados. In: XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Porto: APL, 2010, p. 65-71
MINISTERIO DE RELACIONES EXTERIORES. Ingreso de Uruguay a la Comunidad de Países de Lengua Portuguesa (CPLP) como país observador associado. Montevideo. 2016
OLIVEIRA, Gilvan. O lugar das línguas: A América do Sul e os mercados linguísticos na Nova Economia. In: Synergies Brésil, n 1, 2010, p. 21-30.
PARLAMENTO DEL URUGUAY. Ley General de Educación. Montevideo. 2008
PARLAMENTO DEL URUGUAY. Proyecto de ley, creación de la Universidad de la Educación. 2019
TEIXEIRA, Edilson. Internacionalização da língua portuguesa: ensino, formação docente e espaços discursivos nacionais e transnacionais. In: VI Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, 4 y 5 de agosto. Estados Unidos: Florida International University, Inédito, 2017.
TEIXEIRA, Edilson. Enseñanza pública del portugués en Uruguay. Revista abehache da Associação Brasileira de Hispanistas (arbitrada). São Paulo, v. 1, n. 10, p. 100-128, Edição especial, agosto, 2016.
Teixeira, Edilson. Formación docente de portugués en Uruguay: Nociones de política y planificación lingüística. Montevideo: Anales del Instituto de Profesores Artigas. Segunda Época, Tomo VI, 2013, p. 373-383
VISCARDI, Ricardo. Educación y debate nacional en el Uruguay. Revista Fermentario del Departamento de Historia y Filosofía de la Educación de la Universidad de la República. Montevideo, n. 2, 2008. Disponível em: http://www.fermentario.fhuce.edu.uy/index.php/fermentario/issue/view/2 Acesso em: 5 nov. 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A REPLI utiliza a licença CC BY-NC 4.0 do Creative Commons (CC), preservando assim a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.
A REPLI informa, também, que todos os textos publicados são de autoria de seu(s) autor(es), não cabendo à revista, seus editores ou organizadores nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo publicado.