A influência das línguas bantu no desenvolvimento do léxico de português em Angola
Abstract
O presente artigo teve como objetivo principal demonstrar a influência das línguas bantu no desenvolvimento do léxico da Língua Portuguesa em Angola, especificamente a língua kimbundu e kikongo falado nas Províncias de Malanje, Kuanza Norte, Luanda , Uíge, Zaire e Cabinda respectivamente, compreender o valor da interacção das línguas Bantu com a Língua Portuguesa. Com a realização deste estudo compreendemos a importância que as línguas bantu de origem angolana têm na evolução do Português, contendo nela substratos em vários campos do saber, isto é, a nível da gastronomia, nos topónimos, antropónimos, nas interjeições, verbos e de um modo geral no vocabulário diário; O kimbundu é a língua onde emana um número de neologismos da Língua Portuguesa, que a comunidade linguística em Angola em geral tem utilizado como recurso de expressão do seu dia-a-dia como também em contexto escolar.
Riferimenti bibliografici
CHATELAIN, Heli, Gramática Elementar do Kimbundu ou de Angola, 1888-89, GENEBRA.
CHICUNA, Alexandre Mavungo (2014), Portuguesismos nas línguas bantu, Lisboa, Edições Colibri..
DA COSTA, Teresa Manuela Camacha José, Umbundismos no Português de Angola Proposta de um Dicionário de Umbundismos , Abril de 2015.
DE ALMEIDA, Lisandra Kwami Gomes, A Interferência do Kimbundu na Língua Portuguesa Falada em Luanda, 2013, Rio de Janeiro.
Dicionário electrónico Houaiss da língua portuguesa.
GASPAR, Sofia Isabel Nunes Fernandes, A Língua Portuguesa em Angola: Contributos para uma metodologia de Língua Segunda, 2015.
GONÇALVES Rodrigo Tadeu, BASSO Renato Miguel, História da Língua Portuguesa, 2010- Florianópolis.
JUNIOR, A. de Assis, Dicionário de Kimbundu-Português, 1967,Edição Argente, Santos e C. Lda Luanda,.
MOLINA, Daniele de Sousa Leite, Empréstimos no Campo Lexical: A Contribuição do Português para o Léxico da Língua Inglesa.
MUDIAMBO, Quibongue, Estudos Linguísticos sobre a Lexicologia e a Lexicografia de aprendizagem (aplicados) ao Ensino da Língua Portuguesa, 2014, Edições Colibri, Lisboa.
Curso, 1ª Edição. Gráfica do Uíge
NETO, Conceição Garcia, O Perfil Linguístico e Comunicativo dos alunos da Escola de Formação de Professores “Garcia neto” 2009, (Luanda - angola), Lisboa.
QUIVUNA, Manuel, O Ensino de Português em Contexto Bilingue/Plurilingue Angolano, 2014, Edições Colibri, Lisboa.
REDINHA, José (1971), Distribuição Étnica de Angola, Luanda: Instituto de Investigação Científica de Angola.
SERROTE, João Major, Antroponímia da Língua Kimbundu em Malanje, Abril, 2015.
UNDOLO, Márcio Edu da Silva, Caracterização da Normado Português em Angola, AGOSTO DE 2014, ÉVORA.
ZAU, Domingos Gabriel Dele, A Língua Portuguesa em Angola: Contributos para o Estudo de sua nacionalização, 2011, Cavilhã.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A REPLI utiliza a licença CC BY-NC 4.0 do Creative Commons (CC), preservando assim a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.
A REPLI informa, também, que todos os textos publicados são de autoria de seu(s) autor(es), não cabendo à revista, seus editores ou organizadores nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo publicado.