Português como língua internacional: a urgência de uma língua pluricêntrica

Autores/as

Palabras clave:

Políticas linguísticas, Língua Portuguesa internacional, Pluricentrismo, Decolonialidade, PLNM.

Resumen

Este trabalho apresenta algumas reflexões em torno da língua portuguesa como língua internacional, discutindo sobre as suas variedades e o impacto nas práticas pedagógicas de Português como Língua Estrangeira e em Português como Língua de Herança quanto às políticas linguísticas, ou falta delas, desenvolvidas pelos países da comunidade lusófona.

Biografía del autor/a

Aline de Almeida Gandra, Universidade do Porto

Mestranda em Linguística na Universidade do Porto (2021). Especialista em Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020), e graduada em Letras pela mesma instituição (2014). Trabalhou como professora de língua inglesa (EFL) em escolas de idiomas. Atuou como professora em escolas bilíngues, e em programas bilíngues, na educação infantil, ensino fundamental e médio. Atualmente leciona língua inglesa (EFL), português como língua estrangeira (PLE) em um projeto particular. Também leciona português como língua de herança (PLH) para crianças e adolescentes que vivem nos Estados Unidos.

Citas

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Publicado

2023-03-01

Cómo citar

Gandra, A. de A. (2023). Português como língua internacional: a urgência de uma língua pluricêntrica. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 2(2), 122–134. Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/63926