Português como língua internacional: a urgência de uma língua pluricêntrica

Autores

Palavras-chave:

Políticas linguísticas, Língua Portuguesa internacional, Pluricentrismo, Decolonialidade, PLNM.

Resumo

Este trabalho apresenta algumas reflexões em torno da língua portuguesa como língua internacional, discutindo sobre as suas variedades e o impacto nas práticas pedagógicas de Português como Língua Estrangeira e em Português como Língua de Herança quanto às políticas linguísticas, ou falta delas, desenvolvidas pelos países da comunidade lusófona.

Biografia do Autor

Aline de Almeida Gandra, Universidade do Porto

Mestranda em Linguística na Universidade do Porto (2021). Especialista em Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020), e graduada em Letras pela mesma instituição (2014). Trabalhou como professora de língua inglesa (EFL) em escolas de idiomas. Atuou como professora em escolas bilíngues, e em programas bilíngues, na educação infantil, ensino fundamental e médio. Atualmente leciona língua inglesa (EFL), português como língua estrangeira (PLE) em um projeto particular. Também leciona português como língua de herança (PLH) para crianças e adolescentes que vivem nos Estados Unidos.

Referências

Bagno, M. Lusofonia ou ilusofonia? Postado em 13/08/2013.

Disponível em < https://marcosbagno.wordpress.com/tag/caros-amigos-2/page/3/>. Visualizado em 13 de maio de 2021.

Bakhtin, M.; Voloshinov, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 1988 [1929].

Bastos, M; Melo-Pfeifer, S. O Português em Moçambique e na Alemanha: da diversidade de estatutos à diversidade de abordagens didáticas. In: Monteiro, A. C; Siopa, C; Marques, J.A; Bastos, M. (ed.). Ensino de Língua Portuguesa em Contextos Multilíngues e Multiculturais. Porto: Porto Editora, 2017, p. 173-194.

Dabène, L. Repères sociolinguistiques pour l’enseignement des langues. Paris: Hachette, 1994.

Faraco, C.A. História sociopolítica da língua portuguesa. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

Labov, W. Sociolinguistic patterns. U. Pennsylvania Press, 1972.

Lopes, Â. F; Pinto, M. G. L. C. Do Ensino Bilingue em Moçambique. LINGVARVM ARENA - VOL. 8, 2017, pp.69-92.

Maingueneau, D. Discurso e análise do discurso (Linguagem). São Paulo: Parábola, 2020.

Moroni, A; Gomes, J.A. O Português como Língua de Herança hoje e o trabalho da Associação de Pais de Brasileirinhos na Catalunha. In: Revista de Estudios Brasileños, nº2, 2015, Barcelona, pp. 21-35.

Melo-Pfeifer, S. Português como Língua de Herança: que português? Que língua? Que herança? In: Domínios da Linguagem. Uberlândia, vol.12, n. 2, pp.116-1179, 2018.

Pinho, F. Transformações na emigração brasileira para Portugal: De profissionais a trabalhadores. 2012. Tese de Doutoramento em Sociologia- Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), 2014.

Quijano, A. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.

Relações Exteriores, M. Proposta curricular para o ensino de português como língua de herança. Brasília :FUNAG, 2020.

Santos, B. S; Meneses, M.P. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.

Siga, J. M.; Silva, C.S.L (Org.). O lugar da cultura na didática de Português Língua Não Materna. In: Linhas para Expansão e Afirmação da Língua Portuguesa como LE/L2. Fortaleza: Além-mar, 2021.

Villela, V.G. A "internacionalização" do Português e as Novas Relações de Poder entre os Países de Língua Portuguesa. 2014. Tese de doutoramento em Ciências Políticas – Universidade Aberta, Lisboa, 2014.

Villela, V.G. A "internacionalização" do Português e as Novas Relações de Poder entre os Países de Língua Portuguesa. 2014. Tese de doutoramento em Ciências Políticas – Universidade Aberta, Lisboa, 2014.

Downloads

Publicado

2023-03-01

Como Citar

Gandra, A. de A. (2023). Português como língua internacional: a urgência de uma língua pluricêntrica. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 2(2), 122–134. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/repli/article/view/63926