ASPECTS ACTUELS DE L’EVALUATION DE LA POLITIQUE CRIMINELLE EN FRANCE
Palabras clave:
França, política criminal, avaliação, pesquisa científica, ideologia .Resumen
O artigo analisa os aspectos atuais da avaliação da política criminal na França. Segundo Reynald Ottenhof, a avaliação pode ser definida como a atividade de coletar, analisar e interpretar informações sobre a implementação e o impacto das medidas de intervenção social, bem como de preparar medidas novas. Na primeira parte, o autor trata a avaliação técnica a partir: (A) da investigação científica no campo da política criminal e (B) do papel das instituições públicas na avaliação da política criminal. Na segunda parte, a avaliação crítica se fundamenta na: (A) metodologia questionável das técnicas e/ou (B) resistências estratégicas relacionadas a restrições de recursos físicos. Por fim, conclui que atualmente a maioria dos programas contra o crime não são baseados em uma abordagem científica, o que traduz em uma sobredeterminação de dimensões ideológicas na reforma da política criminal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado