ONLINE DISPUTE RESOLUTION- ODR EM MATÉRIA TRABALHISTA. EXPECTATIVA E REALIDADE NA SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2025.84654

Resumo

Vislumbrar novas possibilidades de acesso à justiça é sempre muito bem-vindo. Daí a importância de se compreender o instituto da ODR- online discute resolution, ferramenta essa, cuja utilização no século XXI tem proporcionado a solução de conflitos nas mais variadas áreas, sobre as mais diversas questões, indo desde as relações de consumo, passando também por questões civilistas, tais como as controversias na área financeira, contratual, família, e até mesmo em direitos trabalhistas. E, é justamente sobre esse último que iremos nos dedicar, haja vista as particularidades inerentes à essa área específica do Direito. Dessa forma, serão trazidos aqui os resultados da pesquisa empírica envolvendo as ODRs em matéria trabalhista, de forma a esclarecer quanto  ao cenário encontrado no Brasil no que se refere à sua utilização e, além disso,  apresentar a potencialidade desse intrumento para melhoria de qualidade de vida  e promoção do desenvolvimento, na solução de conflitos trabalhistas.   

Biografia do Autor

Thais Miranda, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós-Doutoranda em Direito- PPGDIR-UFES ( Programa de Pós-graduação em Direito Processual da Universidade Federal do Espírito Santo)

Doutora em Direito- PPGSD-Uff ( Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense)

Professora Adjunta  de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da UFRRJ- Instituto Três Rios-RJ.

Lider do Grupo pesquisa em Direito e Processo do Trabalho- GPDPT-CNPQ-UFRRJ

 

 

 

Downloads

Publicado

2025-05-01

Como Citar

MAGALHÃES, Thais Miranda Oliveira. ONLINE DISPUTE RESOLUTION- ODR EM MATÉRIA TRABALHISTA. EXPECTATIVA E REALIDADE NA SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/redp.2025.84654. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/84654. Acesso em: 17 jun. 2025.