ACESSO AO MÉTODO ADEQUADO DE SOLUÇÃO DE CONFLITO COMO DERIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DO ACESSO À JUSTIÇA NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2025.74101

Palavras-chave:

Processo civil constitucional. Acesso à Justiça. Método adequado. Estado democrático de direito.

Resumo

O artigo visa debater as diferentes acepções do princípio fundamental do acesso à justiça e propor uma correlação entre seu alcance - que deve incluir os mais diferentes métodos de resolução de litígios - e a legitimidade da solução ao conflito no Estado Democrático de Direito. A hipótese levantada no texto é a de que o entrelaçamento dos princípios da autonomia da vontade; da dignidade da pessoa humana e do acesso à justiça permitem a conclusão de que é direito do jurisdicionado a escolha pelo método mais adequado a ser aplicado a seu específico conflito. Discute-se, também, diferentes possibilidades oriundas da tese desenvolvida, e da hermenêutioca constitucional apresentada, concluindo-se pela existência de um microssistema de métodos adequados na cognição civil brasileira, permitindo sua fungibilidade sempre que qualquer um deles estiver disponível no texto legal. O método utilizado é jurídico-compreensivo, almejando-se interpretação sistemática de normas abrangendo direito constitucional, direito processual civil e métodos adequados.

Biografia do Autor

Daniel Secches S. Leite, Faculdades Milton Campos Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Mestre e Doutorando em Direito

Professor de Graduação e Pós Graduação em Direito Processual Civil, Direito Civil e Métodos Adequados de Solução de Conflitos

Advogado

Árbitro

 

DANIEL Secches Silva LEITE, Faculdade Milton Campos

Mestre e Doutorando em Direito

Professor de Graduação e Pós Graduação em Direito Processual Civil, Direito Civil e Métodos Adequados de Solução de Conflitos

Advogado

Árbitro

 

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

LEITE, Daniel Secches S.; LEITE, DANIEL Secches Silva. ACESSO AO MÉTODO ADEQUADO DE SOLUÇÃO DE CONFLITO COMO DERIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DO ACESSO À JUSTIÇA NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/redp.2025.74101. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/74101. Acesso em: 1 maio. 2025.