APLICAÇÃO DO INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS PARA AS AÇÕES COLETIVAS: UM TERCEIRO CAMINHO PAUTADO NA ISONOMIA.

Autores

  • laís fernandes almeida Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2015.18211

Resumo

RESUMO

O presente artigo se propõe a analisar o ditame do art. 976, CPC 2015 que prevê aplicação do incidente de resolução de demandas repetitivas. A adoção deste mecanismo demonstra o apreço pelas decisões uniformes e a necessidade de conter o contingente de causas que obstrui do judiciário e privilegiar a celeridade. O incidente aplica-se também às demandas coletivas, de tal modo que remedia, mas não repara a injustiça ocasionada pela previsão do art. 16, LACP que cria mecanismo inconstitucional e desprovido de suporte teórico, pelo qual a coisa julgada sobre restrição territorial. O incidente pode servir de auxílio para melhor delinear os direitos individuais homogêneos e os direitos repetitivos.

 

Palavras-chave: Igualdade; CPC 2015; incidente de resolução de demandas repetitivas; ação coletiva.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

ALMEIDA, Laís fernandes. APLICAÇÃO DO INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS PARA AS AÇÕES COLETIVAS: UM TERCEIRO CAMINHO PAUTADO NA ISONOMIA. Revista Eletrônica de Direito Processual, Rio de Janeiro, v. 16, n. 16, 2015. DOI: 10.12957/redp.2015.18211. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/18211. Acesso em: 1 maio. 2025.