TRANSVERSALIDADE, VERTICALIZAÇÃO E TERRITORIALIDADE NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UM LEVANTAMENTO DO TIPO ESTADO DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.87283Resumo
Resumo
Este estudo de abordagem qualitativa, do tipo ‘estado da arte’, mapeia como a tríade ‘transversalidade, verticalização e territorialidade’ é abordada nas produções bibliográficas sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Esses princípios se relacionam com o tripé ‘ensino, pesquisa e extensão’, fundamentais na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na primeira parte do artigo, discorremos sobre os IFs, abordando inicialmente o Decreto n.º 5.154 (Brasil, 2004), de 23 de julho de 2004, que possibilitou a implementação de cursos técnicos integrados ao ensino médio, e a Lei n.º 11.892 (Brasil, 2008), de 29 de dezembro de 2008, que instituiu os IFs. Para a pesquisa, utilizaram-se filtros ativos com artigos publicados de 2008 a 2023, periódicos revisados por pares e Institutos Federais. Além disso, utilizaram-se descritores específicos como: ‘Institutos Federais de Educação’, ‘transversalidade, verticalização e territorialidade’, associados aos operadores booleanos no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Isso resultou em 15 artigos encontrados, dos quais 9 foram selecionados para análise após leitura aprofundada, pois se aproximaram dos princípios norteadores da pesquisa. Na análise dos conteúdos selecionados, a exploração do material seguiu a categorização de Bardin (2011), evidenciando elementos significativos e abrangentes dos IFs e EPT. Foi possível também identificar que os componentes da tríade são tratados de forma direta e indireta. Os resultados obtidos podem contribuir para futuras pesquisas no âmbito dos IFs.
Palavras-chave: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia1; transversalidade2; verticalização3; territorialidade4; Educação Profissional e Tecnológica5.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cristine Roberta Piassetta Xavier, Daniele Aparecida Felix, José Odenir Viatroski Sant’Ana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.