TRANSVERSALIDADE, VERTICALIZAÇÃO E TERRITORIALIDADE NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UM LEVANTAMENTO DO TIPO ESTADO DA ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.87283

Resumo

Resumo

Este estudo de abordagem qualitativa, do tipo ‘estado da arte’, mapeia como a tríade ‘transversalidade, verticalização e territorialidade’ é abordada nas produções bibliográficas sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Esses princípios se relacionam com o tripé ‘ensino, pesquisa e extensão’, fundamentais na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na primeira parte do artigo, discorremos sobre os IFs, abordando inicialmente o Decreto n.º 5.154 (Brasil, 2004), de 23 de julho de 2004, que possibilitou a implementação de cursos técnicos integrados ao ensino médio, e a Lei n.º 11.892 (Brasil, 2008), de 29 de dezembro de 2008, que instituiu os IFs. Para a pesquisa, utilizaram-se filtros ativos com artigos publicados de 2008 a 2023, periódicos revisados por pares e Institutos Federais. Além disso, utilizaram-se descritores específicos como: ‘Institutos Federais de Educação’, ‘transversalidade, verticalização e territorialidade’, associados aos operadores booleanos no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Isso resultou em 15 artigos encontrados, dos quais 9 foram selecionados para análise após leitura aprofundada, pois se aproximaram dos princípios norteadores da pesquisa. Na análise dos conteúdos selecionados, a exploração do material seguiu a categorização de Bardin (2011), evidenciando elementos significativos e abrangentes dos IFs e EPT. Foi possível também identificar que os componentes da tríade são tratados de forma direta e indireta. Os resultados obtidos podem contribuir para futuras pesquisas no âmbito dos IFs.

Palavras-chave: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia1; transversalidade2; verticalização3; territorialidade4; Educação Profissional e Tecnológica5.

Downloads

Publicado

2025-04-16

Como Citar

Piassetta Xavier, C. R., Felix, D. A., & Viatroski Sant’Ana, J. O. (2025). TRANSVERSALIDADE, VERTICALIZAÇÃO E TERRITORIALIDADE NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM LEVANTAMENTO DO TIPO ESTADO DA ARTE. Revista Desenvolvimento & Civilização, 6(1). https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.87283