A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS INTEGRADORES NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO JOSÉ
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.82654Resumo
O artigo é fruto da experiência com os Projetos Integradores no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São José no contexto de dois cursos de Ensino Médio Integrado, Técnico em Telecomunicações e Técnico em Refrigeração e Climatização. Apresenta uma síntese dos trabalhos desenvolvidos entre servidores e estudantes desde 2017 até o momento presente. Estabelece relações entre as políticas educacionais vigentes relativas à Reforma do Ensino Médio (lei 13.415/2017), Base Nacional Comum Curricular (2018) e seus desdobramentos; e, as políticas institucionais elaboradas a partir de 2021 no intuito de fortalecer os fundamentos do currículo integrado e a modalidade no IFSC. Apresenta estratégias de resistências frente aos processos de fragmentação curricular que visam redimensionar o currículo com base nos interesses do capital flexível e apresenta o Ensino Médio Integrado com uma concepção político-pedagógica que vai na contramão das intencionalidades proferidas pelos reformadores empresariais da educação. A metodologia adotada parte da prática cotidiana em sala de aula e da análise de documentos e normativas curriculares vigentes.
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Instituto Federal de Santa Catarina; Projetos Integradores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Carolina Caridá, Maria Teresa Collares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.