A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS INTEGRADORES NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO JOSÉ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.82654

Resumo

O artigo é fruto da experiência com os Projetos Integradores no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São José no contexto de dois cursos de Ensino Médio Integrado, Técnico em Telecomunicações e Técnico em Refrigeração e Climatização. Apresenta uma síntese dos trabalhos desenvolvidos entre servidores e estudantes desde 2017 até o momento presente. Estabelece relações entre as políticas educacionais vigentes relativas à Reforma do Ensino Médio (lei 13.415/2017), Base Nacional Comum Curricular (2018) e seus desdobramentos; e, as políticas institucionais elaboradas a partir de 2021 no intuito de fortalecer os fundamentos do currículo integrado e a modalidade no IFSC. Apresenta estratégias de resistências frente aos processos de fragmentação curricular que visam redimensionar o currículo com base nos interesses do capital flexível e apresenta o Ensino Médio Integrado com uma concepção político-pedagógica que vai na contramão das intencionalidades proferidas pelos reformadores empresariais da educação. A metodologia adotada parte da prática cotidiana em sala de aula e da análise de documentos e normativas curriculares vigentes. 

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Instituto Federal de Santa Catarina; Projetos Integradores.

Biografia do Autor

Ana Carolina Caridá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada e bacharel em ciências sociais pela mesma instituição.

Maria Teresa Collares, Instituto Federal de Santa Catarina

Docente do ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e pós-doutorado em Línguas Estrangeiras Modernas (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina com pesquisa na área de Literatura e Estudos de Cinema. Membro do GRIFO (Grupo de Pesquisa em Identidade e Formação Docente). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Estudos de Cinema e Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, história, identidade, narrativa, formação de formadores.

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Publicado

2025-04-16

Como Citar

Caridá, A. C., & Collares, M. T. (2025). A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS INTEGRADORES NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO JOSÉ. Revista Desenvolvimento & Civilização, 6(1). https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.82654