CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA

Autores

  • Thomas Willian Galgarotto Fumagalli UNESP CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE
  • Orion Ferreira Lima

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.82650

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir as contribuições da Pedagogia Histórico- Crítica para uma Educação Profissional e Tecnológica emancipadora. O texto se divide em quatro momentos. No primeiro momento, procuramos refletir os fundamentos epistemológicos e filosóficos da Pedagogia Histórico-Crítica, a partir do legado do materialismo histórico e a centralidade da categoria do trabalho na compreensão do homem  e da sociedade. No segundo momento, buscamos  refletir os caminhos de encontros e desencontros da educação profissional e tecnológica no Brasil, sobretudo no que se refere às aproximações e distanciamentos entre educação básica e educação técnica. No terceiro momento,  procuramos analisar a importância da Pedagogia Histórico-Crítica na superação das dicotomias pedagógicas tradicionais e tecnicistas, mostrando seus limites, ao mesmo tempo que propomos um caminho contra-hegemônico à luz de uma perspectiva crítica. Por fim, pretendemos ao menos esboçar possíveis respostas à pergunta acerca das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a educação, considerando o objetivo essencial da educação que é a humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-04-16

Como Citar

GALGAROTTO FUMAGALLI, Thomas Willian; FERREIRA LIMA, Orion. CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA. Revista Desenvolvimento & Civilização, Rio de Janeiro, Brasil, v. 6, n. 1, 2025. DOI: 10.12957/rdciv.2025.82650. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdciv/article/view/82650. Acesso em: 3 dez. 2025.