CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2025.82650Resumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir as contribuições da Pedagogia Histórico- Crítica para uma Educação Profissional e Tecnológica emancipadora. O texto se divide em quatro momentos. No primeiro momento, procuramos refletir os fundamentos epistemológicos e filosóficos da Pedagogia Histórico-Crítica, a partir do legado do materialismo histórico e a centralidade da categoria do trabalho na compreensão do homem e da sociedade. No segundo momento, buscamos refletir os caminhos de encontros e desencontros da educação profissional e tecnológica no Brasil, sobretudo no que se refere às aproximações e distanciamentos entre educação básica e educação técnica. No terceiro momento, procuramos analisar a importância da Pedagogia Histórico-Crítica na superação das dicotomias pedagógicas tradicionais e tecnicistas, mostrando seus limites, ao mesmo tempo que propomos um caminho contra-hegemônico à luz de uma perspectiva crítica. Por fim, pretendemos ao menos esboçar possíveis respostas à pergunta acerca das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a educação, considerando o objetivo essencial da educação que é a humanização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thomas Willian Galgarotto Fumagalli, Orion Ferreira Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.