DESENVOLVIMENTO, ESTRATÉGIA E POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA BRASILEIRA: DA UNASUL À OTAN
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.65850Resumo
O objetivo geral deste trabalho é analisar a Política Nacional de Defesa e a Estratégia Nacional de Defesa brasileiras construídas no governo de Jair Bolsonaro, o qual tem como característica a grande participação de militares da ativa e da reserva nos mais altos escalões. Desse modo, foram definidos dois objetivos específicos. Em primeiro lugar procurou-se analisar, à luz dos conceitos de Estado e de bloco no poder, contidos na obra de Nicos Poulantzas, o contexto político brasileiro e a produção dos principais documentos publicados pelo Estado brasileiro na última década, tais como: a Política Nacional de Defesa (PND); a Estratégia Nacional de Defesa (END); o Livro Branco de Defesa Nacional; e decretos e projetos de lei correlatos. Em segundo lugar, objetivou-se investigar a produção acadêmica recente de oficiais superiores do Exército Brasileiro nos cursos de pós-graduação da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) sobre PND e END, com ênfase na designação do Brasil como aliado militar extra - OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), obtida em 2019. Verificou-se que houve significativa mudança nos objetivos principais da PND e da END e, também, dos parceiros prioritários após a instalação do atual governo.
Referências
BOITO, A. Neofascismo e neoliberalismo no Brasil do Governo Bolsonaro. Observatorio Latinoamericano y Caribeño, v. 4, p. 8-30, julho/dezembro 2020. ISSN 2.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, 1988.
BRASIL. Presidência da República. Lei Complementar 136 - Altera a Lei Complementar no 97, de 9 de junho de 1999, que “dispõe sobre as normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas”, para criar o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e disciplinar as atribui, Brasília, 25 agosto 2010.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Livro Branco de Defesa Nacional vai aumentar segurança do País, diz general, 2012. Disponivel em: <https://www.camara.leg.br/noticias/382266-livro-branco-de-defesa-nacional-vai-aumentar-seguranca-do-pais-diz-general/>. Acesso em: 28 fevereiro 2022.
BRASIL. Ministério da Defesa Livro Branco de Defesa Nacional. Brasília: [s.n.], 2012.
BRASIL. Senado Federal. Resolução Nº 42, Brasília, 01 novembro 2016.
BRASIL. Ministério da Defesa - Cenários de Defesa 2020 – 2039. Brasília: A Assessoria, 2017.
BRASIL. Agência Brasil. Estados Unidos designam Brasil como aliado extra-Otan, Brasília, p. Dis, 1 agosto 2019. Disponivel em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-08/estados-unidos-designam-oficialmente-brasil-como-aliado-extra-otan>. Acesso em: 04 Janeiro 2022.
BRASIL. Câmara dos Deputados. PROJETO DE Resolução 49A - Institui o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Organização do Tratado, Brasília, 4 junho 2019.
BRASIL. Decreto Nº 10.220. Promulga o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Salvaguardas Tecnológicas Relacionadas à Participação dos Estados Unidos da América em Lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara, Brasília, 05 fevereiro 2020.
BRASIL. Instituição Fiscal Independente. Nota Técnica Nº 45, Brasília, 3 setembro 2020.
BRASIL. Ministério da Defesa. Estratégia Nacional de Defesa, Brasília, 22 julho 2020.
BRASIL. Ministério da Defesa - Livro Branco de Defesa Nacional. Brasília: [s.n.], 2020.
CHIRIO, M. Da linha dura ao marxismo cultural. O olhar imutável de um grupo de extrema direita da reserva sobre a vida política brasileira ( Jornal Inconfidência , 1998-2014). In: FILHO, J. R. M. Os militares e a crise brasileira. São Paulo: Alameda, 2021. p. 270.
GIELOW, I. Defesanet. Minuta secreta vê guerra pela Amazônia, base americana, ação chinesa e até terror no Rock in Rio, 2020. Disponivel em: <https://www.defesanet.com.br/pr/noticia/35687/Igor-Gielow---Cenarios-Defesa-2040---O-inimigo-e-a-Franca-/>. Acesso em: 05 janeiro 2022.
GODOY, M. Soldados influenciadores: os guerreiros digitais do bolsonarismo e os tuítes de Villas Bôas. In: FILHO, J. R. M. Os militares e a crise brasileira. [S.l.]: [s.n.], 2021. p. 270.
HARVEY, D. O novo imperialismo. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
MANHÃES, F. F. Os reflexos da designação do Brasil como aliado prioritário extra-OTAN nas capacidades de defesa do país, em especial no tocante ao Exército Brasileiro. Trabalho de conclusão de curso ECEME, Rio de Janeiro, 2020.
MIRANDA, D. D. A construção da identidade do oficial do Exército Brasileiro. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2018.
NASCIMENTO, A. D. M. D. O Brasil como aliado prioritário dos EUA extraOTAN: uma análise das perspectivas para a Base Industrial de Defesa. Trabalho de conclusão de curso ECEME, Rio de Janeiro, 2020. 48.
NASCIMENTO, G. D. C. Os potenciais impactos da designação de Aliado Prioritário Extra-OTAN (major Non-NATO Ally-MNNA) para as Operações de Paz do Brasil no Entorno Estratégico brasileiro: uma investigação à luz do caso argentino. Projeto de Pesquisa apresentado à Escola de Comando e Estado- Maior do Exército (ECEME), como requisito parcial para qualificação ao título de Mestre (Acadêmico) em Ciências Militares., Rio de Janeiro, 2021.
NETO, M. D. Fileiras desconhecidas. In: FILHO, J. R. M. Os militares e a crise brasileira. São Paulo: Alameda, 2021. p. 17-30.
NETO, O. H. O Brasil como aliado prioritário extra-OTAN: oportunidades para a Base Industrial de Defesa? Trabalho de conclusão de curso ECEME, Rio de Janeiro, 2020. 43.
NORTH ATLANTIC TREATY ORGANIZATION. NATO. Information on defence expenditures, 2021. Disponivel em: <https://www.nato.int/cps/en/natohq/topics_49198.htm>. Acesso em: 04 janeiro 2022.
OLIVEIRA, R. C. D. Hereditariedade e família militar. In: FILHO, J. R. M. Os militares e a crise brasileira. São Paulo: Alameda, 2021. p. 270.
OTAN. North Atlantic Treaty Organization. NATO, 1949. Disponivel em: <https://www.nato.int/cps/en/natohq/official_texts_17120.htm?selectedLocale=pt>. Acesso em: 05 janeiro 2022.
POULANTZAS, N. O Estado, o poder, o socialismo. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
POULANTZAS, N. Poder político e classes sociais. Campinas: Editora Unicamp, 2019.
SAINT-PIERRE, H. Entrevista de Héctor Saint-Pierr a Ana Penido. In: FILHO, J. R. M. Os militares e a crise brasileira. São Paulo: Alameda, 2021. p. 259-266.
SOUZA, M. P. J. D. A palavra convence e o exemplo arrasta. In: FILHO, J. R. M. Os militares e a crise brasileira. 1ª. ed. São Paulo: Alameda, 2021. p. 270.
UNASUL. Normativa União das Nações Sul-Americanas - CDS - SEED - ESUD. Brasília: [s.n.], 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.