ENTRE A EDUCAÇÃO BANCÁRIA E A INTERCULTURALIDADE: REFLETINDO OS IDEAIS DE PAULO FREIRE EM TEMPOS DE “PÁTRIA EDUCADORA”
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.58774Resumo
O presente artigo traz como objetivo refletir os conceitos de Freire sobre a educação bancária, o impacto na vida do aluno/trabalhador e a proposta de uma educação intercultural e analisar as investidas do site Brasil Paralelo de desconstrução da vida e obra de Paulo Freire presente no segundo episódio do documentário Trilogia Pátria Educadora intitulado Pelas barbas do profeta. A revisão bibliográfica associada a análise de conteúdo de Bardin, possibilitou um olhar crítico sobre a influência da monocultura e intercultura nas práticas educacionais e sobre os relatos apresentados contra Freire no documentário “Pátria Educadora”. Discutimos a forma como os pressupostos da emancipação crítica dos oprimidos na sociedade atual, continua ressoando como uma ameaça a manutenção do status quo. A problemática levantada e seus achados revelam a importância de intensificarmos a conscientização das classes populares, opondo-nos a quaisquer formas de cerceamento do direito, dos esfarrapados da terra, à liberdade de luta e emancipação de sua condição de oprimido.Referências
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