ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO OCUPADAS: NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS E A VONTADE COLETIVA ESTUDANTIL

Autores

  • Rafael Bastos Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Católica de Petrópolis http://orcid.org/0000-0003-3694-0435
  • Viviane Marinho da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2020.55766

Resumo

O objeto deste texto consiste na análise de ocupações de escolas públicas da rede básica de educação do estado do Rio de Janeiro. As metodologias utilizadas foram: observação participante em quatro escolas das regiões metropolitana do Rio de Janeiro e da serrana; análises das representações sociais dos discentes (obtida por meio de questionários, entrevistas e consulta a páginas em mídias sociais). Verificamos que as experiências políticas vividas, assim como o contexto contemporâneo de mobilizações sociais constantes (sobretudo por meio do uso de redes sociais), foram significativas para a construção da vontade coletiva dos sujeitos envolvidos nas ocupações. Nos apoiamos no pensamento de Gramsci para discutir as possibilidades e contradições do debate complexo que estes Novos Movimentos Sociais brasileiros protagonizam.  Esta investigação permitiu sistematizar um conjunto de categorias de conteúdo que expressam demandas contemporâneas, tais como as características da luta desses jovens por uma educação de qualidade, além do empoderamento feminino.

Biografia do Autor

Rafael Bastos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Católica de Petrópolis

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor adjunto da UERJ desde 2016. Compõe o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH). É pesquisador associado do Laboratório de Políticas Públicas (LPP). É professor adjunto da Universidade Católica de Petrópolis desde 2016, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Estado, Sociedade Civil e Participação Política (GPESP). 

Viviane Marinho da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde (UERJ).

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Bastos, R., & da Costa, V. M. (2020). ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO OCUPADAS: NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS E A VONTADE COLETIVA ESTUDANTIL. Revista Desenvolvimento & Civilização, 1(2), 116–151. https://doi.org/10.12957/rdciv.2020.55766