APONTAMENTOS SOBRE A REVOLUÇÃO BURGUESA NO BRASIL NA OBRA DE FLORESTAN FERNANDES
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdciv.2020.55369Resumo
O artigo desenvolve uma síntese sobre os principais aspectos acerca do tema da revolução burguesa no Brasil presentes na obra de Florestan Fernandes. A primeira parte versa sobre a formação do Estado nacional a partir da independência, buscando identificar as raízes da dominação burguesa no Brasil e de sua natureza autocrática. A segunda parte se debruça sobre o desenvolvimento do capitalismo dependente, em suas diferentes fases, e o processo de consolidação da revolução burguesa no Brasil.
Palavras-chave: Revolução burguesa no Brasil; Capitalismo dependente; Autocracia burguesa.
Referências
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5. ed. São Paulo: Globo, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Desenvolvimento e Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Desenvolvimento e Educação pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Desenvolvimento e Educação.