A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS E SEU POTENCIAL TRANSFORMADOR: UM BREVE DIÁLOGO COM ÁLVARO VIEIRA PINTO (E O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO)

Autores

  • João Cláudio Madureira IFPR Campus Campo Largo

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2020.55183

Resumo

O presente trabalho apresenta um breve ensaio a respeito da compreensão da concepção e diretrizes dos institutos federais, instituições públicas de educação profissional e tecnológica do país, a partir da perspectiva da filosofia da técnica desenvolvida por Álvaro Vieira Pinto, na obra “O Conceito de Tecnologia”, por meio da categoria central de análise Trabalho em suas dimensões ontológica e histórica. A partir dos conceitos de tecnologia e razão técnica e sua relação dialética com a produção da existência material humana realiza-se inferências quanto ao potencial revolucionário da formação tecnológica pretendida pelos institutos federais, ao tomar o trabalho como princípio educativo, assim como a pesquisa como princípio pedagógico e científico, na contribuição ao processo de tomada de consciência para si dos/as estudantes trabalhadores/as nestas instituições.

Biografia do Autor

João Cláudio Madureira, IFPR Campus Campo Largo

Professor EBTT da rede federal desde 1992, Especialista em Direito Educacional (Itecne); Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas (FLACSO/FPA); Diretor-Geral do IFPR Campus Campo Largo.

Referências

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Madureira, J. C. (2020). A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS E SEU POTENCIAL TRANSFORMADOR: UM BREVE DIÁLOGO COM ÁLVARO VIEIRA PINTO (E O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO). Revista Desenvolvimento & Civilização, 1(2), 102–115. https://doi.org/10.12957/rdciv.2020.55183