O impacto provocado pelas queimadas em pessoas com autismo e as cidades resilientes da Amazônia - uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.88779Palavras-chave:
Autismo, queimadas, alteração sensorial, hipersensibilidade, cidades da AmazôniaResumo
O ano de 2024 se revelou bastante desafiador para as pessoas que vivem nas cidades da Amazônia, pois, durante os meses de agosto, setembro e outubro elas foram completamente encobertas por uma densa camada de fumaça proveniente das queimadas. Neste cenário, o presente trabalho tem como objetivo compreender o impacto que o fenômeno das queimadas causou de maneira excepcional nas pessoas com autismo. Para tanto, através da técnica de revisão integrativa da literatura, far-se-á uma conexão das características peculiares das pessoas com autismo, especialmente no tocante a alteração sensorial, com os efeitos causados pelas queimadas nas cidades da Amazônia. O método de revisão integrativa se mostrou adequado por proporcionar a possibilidade de estabelecimento de relação entre investigações diversas e construir um novo conhecimento. Compreender como as pessoas com autismo foram impactadas pelas queimadas nas cidades da Amazônia se apresenta relevante para observar as peculiaridades desse transtorno e também planejar ações para atenuação deste sofrimento, pois não temos evidências que estas tragédias climáticas não se repetirão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.