Tragédias anunciadas no urbanismo periférico brasileiro: o caso emblemático de Petrópolis
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.84189Palavras-chave:
processo de urbanização, política habitacional, eventos climáticos extremos, governança do território, PetrópolisResumo
O trabalho objetiva discutir os fatores que contribuem para a ocorrência das “tragédias anunciadas” no urbanismo periférico brasileiro. A emergência climática tem causado eventos extremos que afetam a gestão do território. No Brasil, os impactos destes eventos são mais fortemente sentidos pela população de baixa renda, reforçando a desigualdade social constitutiva do país, sujeito às consequências de seu particular processo de urbanização historicamente marcado pela negligência com a política de habitação social. Tomamos a tragédia ocorrida em Petrópolis (RJ) em 15 de fevereiro de 2022 como arquétipo das crises derivadas da conjugação entre urbanismo periférico e eventos climáticos extremos. Apresentamos seis ocorrências anteriores de chuvas fortíssimas na cidade semelhantes à do último desastre de 2022, cuja escolha deu-se pela magnitude e relevância, medida pela sua veiculação na mídia em análise documental. Verifica-se no caso petropolitano, que o investimento em medidas estruturais dura o tempo da comoção gerada pelo desastre. Dissipada a atenção e pressão da mídia, os resultados se naturalizam e tornam parte da paisagem. Como arquétipo, elucida como a urbanização periférica reproduz um padrão de ocupação do território urbano que vulnera crescentemente a população e é capaz de retirar o elemento fortuito dessas tragédias, tornandoas eventos certos, portanto, anunciadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.