Entre Rio e Paris

O Desafio da Inovação Sustentável e o Banimento dos Plásticos de Uso Único no Contexto dos Jogos Olímpicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2024.81289

Palavras-chave:

Inovação Sustentável, Plásticos de Uso Único, Legislação Ambiental Comparada, Jogos Olímpicos, Direito à Cidade e Políticas Ambientais

Resumo

 

Objetivo: A abordagem humanista sobre a inovação, aqui adotada como meio de melhorar a vida das pessoas e sua relação com a natureza e a cidade, é utilizada neste artigo com o objetivo de analisar como as legislações do Brasil e da França sobre plásticos de uso único (PDU) se comparam, especialmente no contexto das Olimpíadas de Paris 2024 e Rio de Janeiro 2016, e como isso se relaciona ao Direito à Cidade.

Método: Este estudo adota uma metodologia de revisão bibliográfica, análise comparativa, proporcionando uma visão jurídica sobre as estratégias de redução do uso de plástico e suas implicações ambientais para a cidade.   Sendo assim, a metodologia utilizada é a descrição analítica, com observância dos diversos posicionamentos na aplicação dos instrumentos jurídicos em questão.

Resultados: Os resultados indicam que o banimento do PDU nas Olimpíadas de Paris 2024 representa um avanço significativo na direção de práticas mais sustentáveis, alinhando-se com os princípios do Direito à Cidade. Tais efeitos transcendem o evento esportivo e podem torná-lo um catalisador para a inovação ambiental e um exemplo a ser seguido, especialmente na organização de grandes eventos.

Contribuições finais: A partir desse recorte, pretende-se apresentar de que forma os grandes eventos internacionais, como as Olimpíadas, pode influenciar políticas ambientais que promovam inovação significativa para o desenvolvimento de cidades mais inclusivas e sustentáveis. Entre esses megaeventos, ocorreu a pandemia da covid-19, que não somente impulsionou inovações, como também colocou no topo da agenda de discussão novas questões ambientais, tais como as consequências deletérias ao meio ambiente decorrentes do uso de PDUs.

Biografia do Autor

Grace Ladeira Garbaccio, Instituto IDP

Professora do Programa Stricto Sensu do Mestrado em Direito do Instituto IDP. Doutora e mestre em Direito pela Universidade de Limoges/ França – reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do curso de pós-graduação lato sensu da FIA, ESPM, FMU.

Florent Pratlong, Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne

Diretor Geral da École de Management da Universidade Paris 1 - Panthéon Sorbonne

Vice-Presidente de Empreendedorismo, Parceria Empresarial e Profissionalização de Relações Públicas. 
Diretor do PRISM: Centro de pesquisa interdisciplinar em ciências da gestão. 
Professor na Université Paris I Panthéon-Sorbonne, Sorbonne School of Management/Escola de Gestão (EMS. 
Diretor do Master Management Inovação & Desenvolvimento Sustentável / Management Inovação Tecnológica Empreendedorismo /Master Management da Moda e Indústria do Luxo / Master Management da Criatividade. 
Já atuou como professor Assistente na Escola Central de Paris, Departamento “Corporate Sciences“. 
Doutorado em Economia, na Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne, como o tema de tese:  “Questões competitivas na organização de mercados de licenças de emissão negociáveis”. 
Mestrado de Economia, na Université Paris I Panthéon-Sorbonne – ENS Ulm – EHESS. 
Mestrado em Análise e Modelagem Econômica: Aplicada ao Meio Ambiente e P&D, na Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne – Ecole Centrale Paris. 
Professor visitante da USP. 

Sylmara L. F. Gonçalves Dias, Universidade de São Paulo

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Sustentabilidade

Universidade de São Paulo - USP

Ana Carolina F. de Melo Brito, Universidade de São Paulo - USP

Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - Universidade de São Paulo – USP

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Garbaccio, G. L., Pratlong, F., L. F. Gonçalves Dias, S., & F. de Melo Brito, A. C. (2024). Entre Rio e Paris : O Desafio da Inovação Sustentável e o Banimento dos Plásticos de Uso Único no Contexto dos Jogos Olímpicos. Revista De Direito Da Cidade, 16(1), 427–426. https://doi.org/10.12957/rdc.2024.81289

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos