Socio-territorial transformation informed by globalization, driven by the megaproject The Mayan Train from the scope of Balancán, Tabasco, Mexico
Transformação socioterritorial informada pela globalização, impulsionada pelo megaprojeto O Trem Maia no âmbito de Balancán, Tabasco, México
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2023.81055Palavras-chave:
transformação sócio-territorial, megaprojeto, economia de mercado, turismo, Trem MaiaResumo
No México, as transformações no território têm obedecido a estratégias motivadas pelo paradigma da globalização sob a influência de políticas públicas centradas em processos de planeamento em áreas de interesses específicos, provocando a emergência da revalorização de áreas como potenciais atracções turísticas. O presente estudo centra-se na identificação dessas transformações que têm repercussões nos interesses locais, através da análise da relação entre o megaprojeto Comboio Maia e o território de Balancán, Tabasco, México, para examinar as possíveis alterações na composição do habitat, através de uma abordagem analítico-sintética com tendência qualitativa. Os resultados da pesquisa evidenciaram as transformações na composição territorial emergentes de interesses que não são exclusivos do discurso político do desenvolvimento da localidade, mas transferidos para interesses de maior escala. Assim, é necessário assinalar os efeitos positivos e negativos que a chegada de um megaprojeto a Balancán traz para a transformação territorial e o seu impacto na população local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.