O desenvolvimento (in)sustentável em Natal/RN: o caso da ocupação irregular da duna de Cidade Nova
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.81020Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Direito Ambiental, Ocupação Irregular, Ação Civil Pública, Desigualdade socialResumo
O crescimento das cidades, de forma horizontal, pode gerar conflitos com as determinações urbanísticas de espaços destinados à proteção ao meio ambiente na medida em que fenômenos, como o da gentrificação e da pobreza extrema, empurram populações de baixa renda para áreas ambientalmente protegidas. No Brasil, o ordenamento jurídico protege o meio ambiente em função de um equilíbrio ecológico necessário para uma saudável qualidade de vida aos seus habitantes, ao mesmo tempo em que garante, de forma fundamental, o direito social à moradia. A necessidade de efetivação desses dois direitos constitucionais pode causar conflitos quando analisamos casos concretos. Dessa maneira, analisou-se o caso da ocupação da Duna de Cidade Nova, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, situação concreta de ocupação irregular de área protegida no regime de Área de Preservação Permanente, ainda pendente de solução pelo Poder Judiciário. Desse modo, por meio de análise bibliográfica, documental e qualitativa do caso selecionado, percebeu-se que o Poder Judiciário vem tratando a demanda de forma inadequada e demorada, evidenciando, após um longo período de tramitação, uma situação social, ambiental e jurídica ainda não resolvida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.