Desigualdades ambientais em São Paulo e gentrificação verde sob a perspectiva do desenvolvimento desigual e da produção do espaço
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.80776Palavras-chave:
São Paulo, desigualdades ambientais, gentrificação verde, produção do espaço, desenvolvimento desigualResumo
A capital paulista é sabidamente permeada por desigualdades na provisão de serviços e infraestrutura, dentre elas a verde. É notável que o processo de produção do espaço principalmente no meio urbano de São Paulo está fortemente ligado à busca por acumulação e isso se reforça com a produção da natureza. O objetivo deste artigo foi, então, analisar a distribuição desigual da cobertura vegetal no município, mas com foco em sua zona urbana, ou seja, a cidade de São Paulo. Para isso, foi adotado um método misto, partindo-se tanto de dados quantitativos (como cobertura vegetal relativa e IDH-M), quanto de sua avaliação qualitativa, a fim de se identificar qual tipo de vegetação predomina em cada contexto. Os resultados apontam uma nítida desigualdade ambiental em São Paulo, com a vegetação de difícil acesso, em maciços florestais, áreas declivosas e/ou de risco, predominando nas periferias, e parques mais homogeneamente espacializados e arborização urbana presentes em bairros mais abastados. Com isso, o artigo contribui ao campo de estudos do planejamento urbano fornecendo subsídios para a compreensão das desigualdades ambientais em São Paulo em articulação com a produção do espaço, desenvolvimento desigual e gentrificação verde, em uma abordagem crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.