Desenho universal e pessoas com deficiência: revisão integrativa e obvervação participantes em dois espaços públicos de Passo Fundo/RS
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2025.79758Palavras-chave:
Acessibilidade, Desenho universal, Pessoas com deficiência, Direitos humanos, Direito UrbanísticoResumo
O estudo tem por objetivo investigar se os espaços públicos da cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, estão adequados ao modelo de acessibilidade plena e de desenho universal. Metodologicamente, realiza-se uma revisão integrativa para responder à questão: quais os elementos necessários para a configuração do desenho universal em espaços públicos e privados, visando à acessibilidade plena? A busca na literatura utiliza-se da Capes Periódicos, com as palavras-chave “desenho universal” e “espaço”, resultando em 16 estudos selecionados. A análise e síntese dos dados utiliza-se de delineamento descritivo e qualitativo. O resultado da pesquisa aponta para os seguintes elementos configuradores do desenho universal: uso equitativo, flexibilidade no uso, uso simples e intuitivo, informações perceptíveis, tolerância ao erro, baixo esforço físico, tamanho e espaço para abordagem e uso. Sequencialmente, realiza-se uma observação participante em dois espaços públicos de Passo Fundo, com o objetivo de aplicar os pressupostos do desenho universal e verificar se atendem aos elementos indispensáveis para serem considerados como espaços de acessibilidade plena. É resultado a ausência de elementos indispensáveis de desenho universal nos ambientes analisados. Aponta-se melhorias possíveis nos espaços para se garantir um desenho universal e democratização do uso equitativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.

