Dano Ambiental na Cidade Líquida: Um Estudo de Caso da Braskem em Maceió
A Case Study of Braskem in Maceió
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2023.79682Palavras-chave:
Direito à cidade, Urbanização, Segregação socioespacial, Dano ambientalResumo
O presente estudo investiga o impacto dos danos ambientais causados pela mineração de sal gema na cidade de Maceió, com foco no aprofundamento das desigualdades e segregação socioespacial urbana. A atividade de mineração, apesar de contribuir para a acumulação de capital, desencadeou a expulsão de comunidades locais, resultando em consequências significativas para o desenvolvimento urbano. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, enquadrando-se como pesquisa básica, exploratória e explicativa, empregando procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental em um estudo de caso específico. A pergunta de pesquisa central é: "Qual é o impacto dos danos ambientais causados pela mineração de sal gema no aprofundamento das desigualdades e segregação socioespacial urbana em Maceió, considerando a expulsão das populações locais e as consequências para o desenvolvimento urbano futuro?" O estudo tem como objetivo analisar as implicações dos danos ambientais na exacerbada desigualdade socioespacial, avaliar o potencial impacto das ações de recuperação das áreas afetadas pelo poder público e destacar a importância da socialização do excedente do capital como uma abordagem fundamental para lidar com os desafios resultantes da relação entre capitalismo, urbanização e desigualdade socioespacial nas cidades contemporâneas. Os resultados deste estudo oferecem insights valiosos para a compreensão das dinâmicas urbanas em cidades afetadas por atividades econômicas que causam danos ambientais significativos, contribuindo para um debate mais informado sobre políticas urbanas e ambientais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.