Planos diretores estratégicos do município de São Paulo e o incentivo à agricultura urbana paulistana
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.77722Palavras-chave:
Município de São Paulo, Planos Diretores Estratégicos, agricultura urbana, legislação urbana, zoneamentoResumo
Este artigo tem por objetivo evidenciar como a temática da agricultura urbana foi inserida nos Planos Diretores Estratégicos (PDE) elaborados para o município de São Paulo, Brasil, e promulgados nos anos de 2002 e 2014. Em linhas gerais, trata-se de uma revisão da legislação e da literatura sobre os Planos Diretores Estratégicos (PDE) que utilizou de fontes primárias e secundárias, assim como de pesquisa bibliográfica e documental como procedimentos metodológicos. Dentre os principais resultados, conclui-se, de um lado, que o PDE de 2002 trouxe a agricultura urbana para a agenda governamental, permitindo o uso de terrenos públicos e privados. No entanto, excluiu a zona rural, possibilitando o parcelamento do solo para fins urbanos. A nomenclatura utilizada no referido documento não é adequada visto que cria obstáculos para os agricultores, especialmente no que diz respeito ao acesso aos programas governamentais de incentivo à agricultura. De outro lado, o PDE de 2014 reintegrou a zona rural, mas permitiu a expansão da urbanização, assim como abordou a atividade agrícola de forma dispersa, considerando-a complementar entre áreas urbana e rural.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.