Política pública de acesso à água e o direito à cidade: o caso do programa Saneamento Para Todos em Águas Lindas/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2025.77431

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Acesso à Água, Cidades Amazônicas, Segregação

Resumo

O debate empreendido neste artigo aborda o tema de políticas públicas urbanas em cidades amazônicas, à luz dos princípios do direito à cidade. Assim, discute as marcas da urbanização e da segregação socioespacial. Objetiva analisar uma política de acesso à água implementada através do Programa Saneamento Para Todos, no bairro de Águas-Lindas, um espaço situado entre os municípios de Belém e Ananindeua, no Estado do Pará. Parte-se de abordagem quali-quantitativa e dos seguintes procedimentos de pesquisa: a) revisão bibliográfica acerca da reprodução das relações sociais de produção, da segregação socioespacial e do debate sobre políticas públicas; b) levantamento de dados estatísticos de instituições oficiais; c) observação sistemática da paisagem, com uso do diário de campo e levantamento fotográfico; d) sistematização de dados quantitativos e produção de representações cartográficas relacionadas ao bairro, com destaque para os padrões de ocupação, situação socioeconômica, saneamento etc. Por fim, constatou-se que, embora a implementação do Programa Saneamento Para Todos constitua uma importante intervenção do ponto de vista infraestrutural, a forma como ela está sendo conduzida também acaba por reforçar o processo de segregação socioespacial, sobretudo por desconsiderar a situação socioeconômica dos moradores, seu protagomismo e a efetiva participação popular nas etapas de implementação do Programa.

Biografia do Autor

Michel De Melo Lima, Universidade da Amazônia (Unama)

Graduado (Bacharel e Licenciado) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará. Doutor em Ciências (Desenvolvimento Socioambiental) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU), da Universidade da Amazônia(Unama).

Ariane Helena Coelho Raiol, Universidade da Amazônia (Unama)

Graduada em Serviço Social pela Universidade da Amazônia (Unama). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano da Universidade da Amazônia (PPDMU/Unama).

Downloads

Publicado

2026-01-24

Como Citar

Lima, M. D. M., & Raiol, A. H. C. (2026). Política pública de acesso à água e o direito à cidade: o caso do programa Saneamento Para Todos em Águas Lindas/PA. Revista De Direito Da Cidade, 17(2), 291–325. https://doi.org/10.12957/rdc.2025.77431

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos