A construção da outridade como ferramenta de segregação racial: o racismo nos processos urbanos de modernização de São Luís (MA)
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.75167Palavras-chave:
Urbanismo, Modernidade, Outridade, Racismo, RaçaResumo
Objetivo: O artigo analisa os processos urbanos de modernização do Centro Histórico de São Luís (MA) em meados da primeira metade do século XX com enfoque na segregação racial e negação do direito à cidade em relação à população negra. Neste trabalho, consideramos o conceito filosófico de outridade social e o racismo como justificativa para a naturalização das desigualdades urbanas. Método: A metodologia utilizada na construção desta pesquisa configura-se em uma abordagem epistêmica analítica baseada no materialismo histórico dialético e dividida em etapas de pesquisa bibliográfica e documental que culminaram no modo de raciocínio dedutivo. Resultado: A primeira seção aborda conceitos acerca de raça e outridade dentro dos processos urbanos, evidenciando aspectos históricos e espaciais como modernidade e colonialismo. Seguidamente, a segunda seção expõe fatos relevantes do processo de modernização de São Luís com enfoque em mudanças urbanas. A última seção aprofunda os temas tratados anteriormente em uma interligação sobre formas e processos utilizados pela elite ludovicense para promover a exclusão e marginalização raciais no meio urbano. Contribuições: Ao longo desta pesquisa, concluímos que o planejamento urbano foi utilizado como um instrumento de opressão racial aliado ao suporte da construção da outridade social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.