A construção da outridade como ferramenta de segregação racial: o racismo nos processos urbanos de modernização de São Luís (MA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2024.75167

Palavras-chave:

Urbanismo, Modernidade, Outridade, Racismo, Raça

Resumo

Objetivo: O artigo analisa os processos urbanos de modernização do Centro Histórico de São Luís (MA) em meados da primeira metade do século XX com enfoque na segregação racial e negação do direito à cidade em relação à população negra. Neste trabalho, consideramos o conceito filosófico de outridade social e o racismo como justificativa para a naturalização das desigualdades urbanas. Método: A metodologia utilizada na construção desta pesquisa configura-se em uma abordagem epistêmica analítica baseada no materialismo histórico dialético e dividida em etapas de pesquisa bibliográfica e documental que culminaram no modo de raciocínio dedutivo. Resultado: A primeira seção aborda conceitos acerca de raça e outridade dentro dos processos urbanos, evidenciando aspectos históricos e espaciais como modernidade e colonialismo. Seguidamente, a segunda seção expõe fatos relevantes do processo de modernização de São Luís com enfoque em mudanças urbanas. A última seção aprofunda os temas tratados anteriormente em uma interligação sobre formas e processos utilizados pela elite ludovicense para promover a exclusão e marginalização raciais no meio urbano. Contribuições: Ao longo desta pesquisa, concluímos que o planejamento urbano foi utilizado como um instrumento de opressão racial aliado ao suporte da construção da outridade social. 

Biografia do Autor

Larissa Bianca Anchieta, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão

Grete Soares Pflueger, Universidade Estadual do Maranhão

Professora adjunta IV do Curso de arquitetura e urbanismo e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - PPDSR da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA . Possui doutorado em Urbanismo PROURB UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), especialização em metodologia do Ensino superior UEMA (1998) e graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1989).

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

Anchieta, L. B., & Pflueger, G. S. (2025). A construção da outridade como ferramenta de segregação racial: o racismo nos processos urbanos de modernização de São Luís (MA). Revista De Direito Da Cidade, 16(2), 91–123. https://doi.org/10.12957/rdc.2024.75167

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos