Planejamento do sistema de mobilidade urbana e inclusão social em cidades brasileiras: abordagem voltada à compreensão de suas relações e impactos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2024.72650

Palavras-chave:

Sistema de Mobilidade Urbana, Acessibilidade, Transporte, Uso do Solo, Inclusão social

Resumo

A promoção da inclusão social no Brasil ainda é pouco valorizada no planejamento do SMU – Sistema de Mobilidade Urbana, o que tem se agravado pelo crescimento da desigualdade e pelas limitações dos municípios em cumprirem suas atribuições. Com ênfase nas dificuldades de identificar e compreender os impactos do SMU na inclusão social e de prever e analisar tais impactos, a partir dos resultados obtidos nas abordagens tradicionais, este artigo objetiva desenvolver uma concepção sintética, mas comprometida com a realidade, para representar a relação entre o SMU e a inclusão social. Para isso, desenvolve uma abordagem baseada em um enfoque sistêmico, e uma contribuição conceitual ao planejamento: o Potencial de Inclusão Social (PIS) derivado do SMU, que pode contribuir na promoção de cidades brasileiras mais inclusivas. Dentre seus resultados, são apresentadas diretrizes para superar dificuldades nas abordagens tradicionais, aprimorando o planejamento do SMU e incentivando a incorporação da inclusão social nesse processo. Este trabalho indica para pesquisas futuras o aprofundamento de estudos em torno do PIS como instrumento a ser aplicado ao planejamento do SMU e o desenvolvimento de um procedimento de apoio à formulação de uma visão estratégica, voltada ao planejamento e gestão, com ênfase na inclusão social.

Biografia do Autor

Ana Stéfany da Silva Gonzaga, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Engenharia de Transportes na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Projeto e Cidade, da Universidade Federal de Goiás desde 2017. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Goiás (2013). É pesquisadora na área de transportes públicos coletivos, atuando principalmente nos seguintes temas: transportes, mobilidade e acessibilidade urbana, planejamento metropolitano e centralidades.

Licínio da Silva Portugal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Engenheiro Civil pela UERJ (1973) com mestrado (1980) e doutorado (1989) em Engenharia de Transportes e Produção pela COPPE/UFRJ, onde atua como professor do Programa de Engenharia de Transportes desde 1976, tornando-se titular em 1992 por meio de concurso público. Professor visitante na Universidad Politécnica de Cataluña (1995/1996). Também desenvolveu pesquisa na Universidade de Londres (1991). Produziu mais de 300 trabalhos, dos quais mais de 40 publicados sob a forma de livros, capítulos e manuais, sendo mais de 160 em anais de congressos e de 50 em periódicos nacionais e internacionais. Orientou cerca de 80 teses de doutorado e dissertações de mestrado, tendo participado em mais de 200 bancas de mestrado, doutorado e de concurso público para professores. Responsável pela coordenação de dezenas de projetos de consultoria e de pesquisa, com experiência na área de Engenharia de Transportes, principalmente em: capacidade e desempenho de redes viárias, planejamento de infraestrutura de transportes e de mobilidade e polos geradores de viagens.

Érika Cristine Kneib, Universidade Federal de Goiás

Arquiteta Urbanista, Mestre e Doutora em Transportes. Desenvolveu pesquisa de pós doutorado no tema mobilidade urbana, no Instituto Superior Técnico de Lisboa. Atua como professora e pesquisadora na Universidade Federal de Goiás, no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós Graduação Projeto e Cidade. Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação Projeto e Cidade de 2017 a 2021. Coordenou a equipe de Mobilidade Metropolitana no Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia. Desenvolve pesquisas relacionadas à mobilidade urbana e metropolitana; mobilidade sistêmica; acessibilidade (relação transporte & uso do solo); estrutura espacial urbana, centralidades e transporte público coletivo. Exerceu atividades relacionadas a planejamento urbano, transportes e mobilidade urbana em prefeitura municipal, no Governo do Distrito Federal e no Ministério das Cidades. Participou de projetos na Universidade de Brasília, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Ministério dos Transportes.

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

Gonzaga, A. S. da S., Portugal, L. da S., & Kneib, Érika C. (2025). Planejamento do sistema de mobilidade urbana e inclusão social em cidades brasileiras: abordagem voltada à compreensão de suas relações e impactos. Revista De Direito Da Cidade, 16(2), 390–414. https://doi.org/10.12957/rdc.2024.72650