Planejamento do sistema de mobilidade urbana e inclusão social em cidades brasileiras: abordagem voltada à compreensão de suas relações e impactos
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.72650Palavras-chave:
Sistema de Mobilidade Urbana, Acessibilidade, Transporte, Uso do Solo, Inclusão socialResumo
A promoção da inclusão social no Brasil ainda é pouco valorizada no planejamento do SMU – Sistema de Mobilidade Urbana, o que tem se agravado pelo crescimento da desigualdade e pelas limitações dos municípios em cumprirem suas atribuições. Com ênfase nas dificuldades de identificar e compreender os impactos do SMU na inclusão social e de prever e analisar tais impactos, a partir dos resultados obtidos nas abordagens tradicionais, este artigo objetiva desenvolver uma concepção sintética, mas comprometida com a realidade, para representar a relação entre o SMU e a inclusão social. Para isso, desenvolve uma abordagem baseada em um enfoque sistêmico, e uma contribuição conceitual ao planejamento: o Potencial de Inclusão Social (PIS) derivado do SMU, que pode contribuir na promoção de cidades brasileiras mais inclusivas. Dentre seus resultados, são apresentadas diretrizes para superar dificuldades nas abordagens tradicionais, aprimorando o planejamento do SMU e incentivando a incorporação da inclusão social nesse processo. Este trabalho indica para pesquisas futuras o aprofundamento de estudos em torno do PIS como instrumento a ser aplicado ao planejamento do SMU e o desenvolvimento de um procedimento de apoio à formulação de uma visão estratégica, voltada ao planejamento e gestão, com ênfase na inclusão social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.