Concepção de um jogo de tabuleiro pautado no Estatuto da Cidade para fomentar os conceitos sobre planejamento socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.72347Keywords:
Plano diretor, Lúdico, Educação ambiental, Gestão participativa, Métodos ativosAbstract
A pesquisa tem por objetivo geral a concepção de um Jogo de Tabuleiro cuja finalidade é atuar como método pedagógico para fomentar os conceitos do Estatuto da Cidade, abordando tanto os aspectos relacionados ao ambiente construído e ambiente natural. Sua importância se dá diante da necessidade da construção de instrumentos que viabilizem a participação efetiva da sociedade frente aos conflitos socioambientais e do desenvolvimento sustentável. Para o desenvolvimento teórico do jogo foram adotados diferentes tipos de pesquisa, dentre eles: bibliográfica, documental, qualitativa e quantitativo. Já para a construção prática, utilizou-se a metodologia sugerida por Jesse Schell no livro A Arte de Game Design: o livro original, sendo representado pelo Roteiro Básico de Concepção do Jogo. Em síntese, após analisar toda a base conceitual e associá-la ao roteiro foi possível desenvolver o jogo. Sua estrutura foi organizada a garantir o protagonismo dos jogadores no decorrer do jogo, além de acentuar os elementos contidos no Estatuto da Cidade e os aspectos de desenvolvimento sustentável. Por fim, deve-se considerar a importância do papel do educador enquanto mediador de todo o processo para aplicação da metodologia e demais conceitos pertinentes a Educação Ambiental e urbana.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.