Concepção de um jogo de tabuleiro pautado no Estatuto da Cidade para fomentar os conceitos sobre planejamento socioambiental

Authors

  • Nadion Florindo Domingos Instituto Federal do Espirito Santos - Campus Ibatiba - Curso de Pós Graduação Educação Ambiental e Sustentabilidade https://orcid.org/0000-0002-4676-9910
  • Aramis Cortes Araujo Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Rodovia BR 482, km 47, s/n Rive 29520000 - Alegre, ES - Brasil Telefone: (28) 35641800 Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus de Alegre. http://lattes.cnpq.br/8921763377930836 https://orcid.org/0000-0002-4273-2758

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2024.72347

Keywords:

Plano diretor, Lúdico, Educação ambiental, Gestão participativa, Métodos ativos

Abstract

A pesquisa tem por objetivo geral a concepção de um Jogo de Tabuleiro cuja finalidade é atuar como método pedagógico para fomentar os conceitos do Estatuto da Cidade, abordando tanto os aspectos relacionados ao ambiente construído e ambiente natural. Sua importância se dá diante da necessidade da construção de instrumentos que viabilizem a participação efetiva da sociedade frente aos conflitos socioambientais e do desenvolvimento sustentável. Para o desenvolvimento teórico do jogo foram adotados diferentes tipos de pesquisa, dentre eles: bibliográfica, documental, qualitativa e quantitativo. Já para a construção prática, utilizou-se a metodologia sugerida por Jesse Schell no livro A Arte de Game Design: o livro original, sendo representado pelo Roteiro Básico de Concepção do Jogo. Em síntese, após analisar toda a base conceitual e associá-la ao roteiro foi possível desenvolver o jogo. Sua estrutura foi organizada a garantir o protagonismo dos jogadores no decorrer do jogo, além de acentuar os elementos contidos no Estatuto da Cidade e os aspectos de desenvolvimento sustentável. Por fim, deve-se considerar a importância do papel do educador enquanto mediador de todo o processo para aplicação da metodologia e demais conceitos pertinentes a Educação Ambiental e urbana.

Author Biographies

Nadion Florindo Domingos, Instituto Federal do Espirito Santos - Campus Ibatiba - Curso de Pós Graduação Educação Ambiental e Sustentabilidade

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Gerencias de Manhuaçu no ano de 2015, e especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Instituto Federal do Espirito Santo (IFES). Possui experiência na área Arquitetura e Urbanismo, como foco no desenvolvimento de diversos projetos arquitetônicos. No âmbito acadêmico atua na esfera de planejamento urbano com ênfase em educação lúdica. 

Aramis Cortes Araujo Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Rodovia BR 482, km 47, s/n Rive 29520000 - Alegre, ES - Brasil Telefone: (28) 35641800 Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus de Alegre. http://lattes.cnpq.br/8921763377930836

Possui GRADUAÇÃO em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); ESPECIALIZAÇÃO em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); MESTRADO em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; DOUTORADO em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus de Alegre. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental e espaços não-formais de educação, Agroecologia e estudos Descoloniais. Atualmente se dedica ao Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Ifes Campus de Alegre, como subcoordenador, além de compor o Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia (NEAA) do Ifes Campus de Alegre. é integrante do Aracê (Grupo de Estudos de Educação Ambiental e Agroecologia).

Published

2025-02-26

How to Cite

Domingos, N. F., & Araujo Junior, A. C. (2025). Concepção de um jogo de tabuleiro pautado no Estatuto da Cidade para fomentar os conceitos sobre planejamento socioambiental. Revista De Direito Da Cidade, 16(2), 343–389. https://doi.org/10.12957/rdc.2024.72347