Narrativas sociais e tensões normativas sobre os imóveis vazios em Curitiba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2024.70862

Palavras-chave:

Imóveis Vazios, Política Urbana, Narrativas sociais, Poder público

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar como a política urbana de Curitiba trata a questão dos vazios urbanos na cidade. A partir de uma retrospectiva sobre o desenvolvimento da política urbana de Curitiba que remonta a Constituição de 1988, e a conceituação de vazios urbanos e imóveis vazios, serão analisados o levantamento de dados e mapeamentos realizados pelo IPPUC, assim como narrativos do poder público, movimentos sociais e sociedade civil sobre os Imóveis vazios de Curitiba, pontuando questões políticas e sociais que interferem na sua disposição e utilização na cidade, e a omissão do Poder Público no enfrentamento aos imóveis vazios.

Biografia do Autor

Leandro Franklin Gorsdorf, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Professor Adjunto de Prática Jurídica em Direitos Humanos da Universidade Federal do Paraná. Pesquisador membro do Centro de Estudos Constitucionais e do LABÁ- Direito, espaço e política. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico. e-mail: leandroufpr2011@gmail.com . 

Julia Moro Bonnet, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em antropologia e arqueologia pela Universidade Federal do Paraná (PPGAA). Especialista em Direito pela FEMPAR. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba. Atualmente é estagiária de pós-graduação em Direito no Caop de Meio ambiente Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Estado do Paraná. e-mail: juuhmb@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

Gorsdorf, L. F., & Bonnet, J. M. (2025). Narrativas sociais e tensões normativas sobre os imóveis vazios em Curitiba. Revista De Direito Da Cidade, 16(2), 415–438. https://doi.org/10.12957/rdc.2024.70862