Continuidade ou descontinuidade na Agenda Urbanística Brasileira: uma análise a partir das mensagens da presidência ao Congresso Nacional entre 2003 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.70620Keywords:
Política Urbana, Agenda de Governo, Discurso Presidencial, Presidência, Mensagem ao CongressoAbstract
Esta análise busca identificar se houve continuidade ou descontinuidade na ênfase sobre política de gestão urbana entre 2003 a 2022 a partir dos discursos presidenciais. Trata-se de uma investigação comparativa sobre a atenção e o posicionamento público dos três últimos presidentes eleitos democraticamente: Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro. A comparação não se dará pelo viés partidário, mas pela ação comunicativa estabelecida publicamente por meio da mensagem ao Congresso, onde comunicam o plano de governo; esse ato de comunicação é atribuição privativa do chefe do Poder Executivo. Compreende-se que ainda que haja a mesma ênfase entre os três presidentes, as abordagens e o enquadramento podem divergir, por isso atenta-se, nesta investigação, não apenas a relevância dos termos, mas às políticas setoriais e ao que fora proposto. Diante desses objetivos, a pesquisa utilizou a análise de conteúdo e lexicometrica, por meio do software IRAMUTEQ, para identificar nos textos a relevância dos temas apresentados. Espera-se que os resultados deste trabalho venham colaborar com as análises sobre representação e agenda de governo sobre política urbana, bem como, contribuir para fortalecer a validade das pesquisas sobre discursos presidenciais como uma importante estratégia de governo e construção de políticas públicas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.