Racismo fundiário e remoção forçada em Salvador/BA
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.70494Palabras clave:
Remoção forçada, direito à moradia, violação, direitos humanos, racismoResumen
O artigo tem como objetivo analisar o processo de remoção forçada vivenciado por comunidades majoritariamente negras, em Salvador, Bahia, Brasil, à luz do debate sobre racismo fundiário e o direito à moradia. O texto fundamenta-se nas abordagens de Almeida (2020); Lopes (2014); Lima (2020) sobre o racismo, e tem como metodologia a pesquisa-ação e o levantamento do valor do uso do solo urbano. Como resultado foi possível constatar a negação do direito à moradia e ao território, bem como a ação deliberada do Estado em desvalorizar a posse e a propriedade dos moradores para retirá-los de seus territórios, mediante estratégias econômicas e jurídicas. Com isso, pretende-se desvelar as práticas violadoras de direitos humanos e racistas para se pensar formas de garantia do direito à moradia digna, visando fortalecer a legitimação da posse da terra para a população negra nos territórios infra estruturados, com políticas públicas que promovam a igualdade racial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.