Mapas da Pobreza: a geografia jurídica de vidas criminalizadas na cidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.70162Keywords:
Pobreza urbana, criminalização da pobreza, geografia jurídica crítica, favelas, cartografia socialAbstract
Ao analisar elementos jurídico-estéticos contidos em um grave, porém frequente, caso de violência policial numa favela do Rio de Janeiro, o artigo traça os termos de uma geopolítica global de invisibilidade e criminalização da pobreza nas paisagens urbanas. Sob uma perspectiva da geografia jurídica crítica, argumenta-se que codificações socioespaciais da pobreza, especificamente em mapas e dados sociais, dão forma a experiências de vida urbana, na medida em que renovam continuamente a correlação histórica entre pobreza e criminalidade e geram efeitos perniciosos para populações e territórios classificados como tais. Para desenvolver este argumento, investigam-se as práticas de especialistas na indústria global de combate à pobreza como tecnologias que guiam as formas de se ver (ou ocultar) a pobreza na cidade financeirizada e militarizada. Com isso, o artigo aponta para um padrão global apesar de exacerbado no caso do Rio de Janeiro, onde particularidades locais como a violência de Estado e a dita guerra às drogas se somam como complexidades locais para a produção de vidas criminalizadas na cidade. O Direito e as práticas jurídicas são apontados como importantes mediadores desses processos, onde uma engenhosa função jurídico-estética pode ser no projeto da modernidade de medir e mapear problemas sociais para consertá-los.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.