Uns e Outros: Espaço de Todos/as/es
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.69223Palavras-chave:
Experiência social, Dialógica, Decolonialidade, Nação passiva, Espaço urbanoResumo
Considerando o problema de reconstrução da experiência de horizontalização das relações sociais, no contexto de crise social e urbana de nossos dias, objetiva-se suscitar reflexões teórico-conceituais sobre a transição do pensamento único à consciência universal, a caminho do suposto novo período demográfico da história. Para tanto, buscou-se recuperar imagens perceptuais do espaço dividido mediante observações da vida social urbana para encadear conexões com intuições conceituais em vista de uma cognição possível da dialógica Eu-Outro a partir das noções de fronteira, comunidade, identidade e alteridade. A metodologia parte da análise teórica viabilizada por produções bibliográficas, documentos e reportagens jornalísticas das temáticas abordadas no artigo. Para atrelar os conceitos abordados à vivência no espaço de todos/as/es, será apresentado o estudo de caso do “Touro de Ouro” da Bolsa de Valores (B3), que foi colocado e retirado do espaço público no mês de novembro de 2021 na cidade de São Paulo. Pondera-se que a possibilidade de superação da condição de homens divididos contra si mesmos perpassa a ética da responsabilidade pelo outro, o que leva a concluir que o espaço de todos deve fundamentar-se nos desígnios do humanismo concreto e na existência possível de comunidades políticas democráticas, livres de discriminações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.