ITBC: uma proposta de avaliação do turismo de base comunitária no Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2024.69124

Keywords:

Turismo de Base Comunitária, Conflitos Socioespaciais, Espacialização, Indicadores, ITBC.

Abstract

Esse artigo tem como objetivo principal estruturar o Índice do Turismo de Base Comunitária no Brasil, aqui denominado de ITBC, a fim de contribuir para mensurar a efetividade desta modalidade de turismo e apontar caminhos que fortaleçam as iniciativas/projetos implementados nas comunidades tradicionais do país. Para subsidiar sua estruturação, foram mapeadas e estudadas as 50 experiências pioneiras, que se organizaram por meio dos recursos financeiros de chamamento público realizado em 2008 pelo Ministério do Turismo. O ITBC está ancorado em um conjunto de indicadores que foram validados e posteriormente testados na experiência da Resex Prainha do Canto Verde, comunidade tradicional localizada no litoral leste do Ceará e que faz parte da Rede Cearense de Turismo Comunitário (TUCUM), um dos projetos apoiados pelo governo federal em 2008. A sua aplicação na referida comunidade demonstrou a exequibilidade da ferramenta, no entanto sugere-se a sua reaplicação a cada 02 anos como intuito de identificar novos conflitos no território, mudanças no modelo de gestão e mensurar as transformações que ocorrerão na cadeia produtiva local.


Author Biographies

João Paulo da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Turismo, Mestre em Desenvolvimento Local pela UFRPE e Doutor em Desenvolvimento Urbano pela UFPE. Desde 2008 é professor universitário, lecionando disciplinas nas áreas de Negócios em diversas IES de Pernambuco. Participou de vários projetos de desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no Brasil financiados pelo MTUR, FINEP e IBAM entre 2008 e 2012. Vencedor dos Prêmios "Mestre Salustiano de Turismo" em 2011 e "Recife Gerando Conhecimento" em 2016 e 2018. Participou do processo de construção do Plano de Turismo Criativo do Recife, sendo responsável pela análise técnica e redação do documento final. Como consultor, também atuou no desenvolvimento de produtos turísticos na comunidade da Ilha de Deus (Recife-PE) e na Ilha de Itamaracá, litoral norte de Pernambuco. Entre 2019 e 2020 atuou como Gerente de Turismo Criativo da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife e como Coordenador do Fórum de Turismo Criativo do Recife. É co-fundador e membro do Conselho de Ética e Acompanhamento da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo – RECRIA, da qual foi gestor entre 2017 e 2019. Atualmente, é Gestor de Governança Territorial do Gabinete do Centro do Recife, da Prefeitura da Cidade do Recife. 

Cristina Pereira de Araujo, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano  e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre (2004) e Doutora (2011) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Atua na área de Planejamento Urbano e Regional sendo líder dos grupos de pesquisa CILITUR (Cidades Litorâneas e Turismo) e SOPAPO (Sociedade Espaço e Política), ambos sediados no LEP (Laboratório Espaço e Política). Pelo SOPAPO tem direcionado as pesquisas sob a ótica da geopolítica e seu rebatimento no desenvolvimento desigual, trabalhando temas relacionados à produção e estruturação do espaço urbano, lutas de classes e conflitos socioespaciais. Sob a mesma perspectiva geopolítica, o grupo de pesquisa CILITUR trabalha as relações entre turismo, produção do espaço, políticas públicas de turismo e desenvolvimento desigual. No ambito do CILITUR, estão em andamento os seguintes projetos de pesquisa: Turismo e produção do espaço no litoral brasileiro: processos, conflitos e contradições, financiado pelo CNPq e no qual se enquadra um dos resultados apresentados nesse artigo e também Turismo em tempos de pandemia: uma análise multi e trans-escalar. De ambos os projetos decorreram artigos publicados em revistas indexadas bem como  capítulos de livros.

Published

2024-12-30

How to Cite

da Silva, J. P., & de Araujo, C. P. (2024). ITBC: uma proposta de avaliação do turismo de base comunitária no Brasil. Revista De Direito Da Cidade, 16(1), 107–143. https://doi.org/10.12957/rdc.2024.69124