Bases hermenêuticas para a formulação de um conceito de direito à cidade: justiça, cidadania e equidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2024.69104

Palavras-chave:

CIDADE JUSTA, EQUIDADE, CIDADANIA, PROPOSTA CONCEITUAL, DIREITO À CIDADE

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar uma proposta conceitual do direito à cidade que tem como centralidade as concepções de cidadania e equidade. Parte-se da abordagem inaugural desse instituto feita por Henri Lefebvre no livro O Direito à Cidade e se estende pelas concepções adotadas pela doutrina, evidenciando as características e contornos do direito à cidade em uma moderna concepção e em sintonia com a Constituição Federal brasileira de 1988. Quanto à metodologia, o artigo se caracteriza como uma revisão bibliográfica integrativa. Como resultado, destaca-se uma concepção do direito à cidade caracterizada pela junção dos inúmeros direitos passíveis de serem usufruídos no ambiente urbano de forma atrelada à cidadania, essa como ponto de partida em direção à equidade e à construção de uma cidade mais integrada, esta última o ponto de chegada. A proposta conceitual apresentada com este artigo permite a adoção de um conceito de direito à cidade em harmonia com os valores imprescindíveis à fruição e reivindicação dos direitos que lhe são inerentes, de forma a aparelhar esse instituto como ferramenta útil à construção de cidades mais justas.

Biografia do Autor

Fabiana Guancino Persicotti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestranda em Planejamento e Governança Pública, área de concentração em Planejamento Público e Desenvolvimento na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Ana Paula Myszczuk, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PGP)

Jussara Maria Leal de Meirelles, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Professora Titular na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Persicotti, F. G., Myszczuk, A. P., & Meirelles, J. M. L. de. (2024). Bases hermenêuticas para a formulação de um conceito de direito à cidade: justiça, cidadania e equidade. Revista De Direito Da Cidade, 16(1), 73–106. https://doi.org/10.12957/rdc.2024.69104

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos