Experiência urbana da mobilidade de mulheres: desafios ao planejamento urbano em Limeira (SP)
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2024.68216Keywords:
Direito à cidade, Corporeidade, Vulnerabilidade, Mobilidade Urbana, MulheresAbstract
O presente trabalho busca se debruçar em algumas questões da mobilidade urbana a partir da experiência de mulheres no município Limeira (SP). Com as experiências cotidianas das participantes da pesquisa, investigar a experiência de mulheres no contexto das novas mobilidades urbanas nos permitiu compreender as transformações que são afetadas pela relações de gênero que dão sentido a mobilidade e, em uma perspectiva mais ampla, da própria cidade e das políticas públicas que pautam a construção de um planejamento urbano. Nos permitimos fazer o exercício de tensionamento do que é ser mulher em situação, tendo seu recorte a cidade de Limeira e as suas mobilidades urbanas. Aqui nos foi possível compreender como o deslocamento urbano no município de Limeira possui impacto nos corpos das mulheres e na sua experiência na cidade, tendo como destaque a criação do que nomeamos como táticas e estratégias para suas vivências urbanas. Consideramos latente, portanto, a urgência de se pensar uma administração pública que se paute nessas experiências para a construção de direito à uma cidade para todas e todos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.